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Sebrae leva inovação e gestão aos pequenos negócios
29 de setembro de 2021
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), está levando inovação para pequenos produtores rurais em 10 diferentes segmentos de atuação no agronegócio. O projeto “Inteligência Estratégica para Pequenos Negócios Rurais” estruturou um conjunto de soluções em tecnologia e gestão para fortalecer a atuação dos empreendedores em diferentes cadeias produtivas, com a expectativa de contribuir com o desenvolvimento da sustentabilidade dos pequenos produtores.
O trabalho conjunto entre Sebrae e Embrapa teve início em 2018. Desde então, foram realizados sete grandes estudos que subsidiaram o desenvolvimento dos conteúdos de qualificação, uma das pesquisas, feita no ano passado, revelou que 84% dos produtores utilizam ao menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo, sendo que 16% ainda não utilizam nenhuma tecnologia.
Entre as aplicações tecnológicas com maior demanda por produtores rurais, estão: a obtenção de informações e planejamento, a gestão da propriedade, o mapeamento e o uso da terra, bem como a detecção e controle de deficiências nutricionais que impactam a produtividade no campo.
O analista de Competitividade do Sebrae, Victor Ferreira, comenta que foi desenvolvida uma trilha de conhecimento para cada um dos 10 modelos de negócio abordados no projeto. “Elegemos diferentes nichos de mercado e elaboramos para cada um deles um conjunto de conteúdos como vídeos, guias de negócios e boas práticas, além de uma seleção de tecnologias disponíveis que podem ser aplicadas pelos produtores”, comenta Ferreira.
Ele acrescenta que o desafio é disseminar esses conteúdos e apoiar o desenvolvimento dos produtores. “Temos segmentos bem estruturados, como o do queijo, onde o Sebrae atende muitos produtores por ano e outros mercados que ainda estão no começo, como a mandioca rosada, que ainda é muito pouco explorada comercialmente, mas tem um enorme potencial de mercado por conta dos seus diferenciais nutritivos e nutracêuticos”, ressalta o analista.
Os 10 nichos de mercado abordados na parceria são: produção de açaí; produção de queijos artesanais; sistema de produção de hortaliças PANCs; criação de poedeira para produção de ovos no sistema caipira; cadeia da ovinocultura; cadeia produtiva do algodão; produção do maracujá-da-caatinga; produção feijão-caupi; produção da mandioca-rosada e produção de cafés especiais.
Fonte: Ascom/Sebrae
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