publicações-rumo

Publicações

Notícias


Sebrae desenvolve ações de fomento para a pscicultura no Piauí

31 de maio de 2013

A piscicultura é um dos ramos do agronegócio que mais tem crescido no Piauí, comprovado pelo aumento de produção e comercialização do pescado no estado. O Sebrae no Piauí tem atuado com foco no avanço da atividade na região de Teresina, em parceria com as prefeituras municipais, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural.

“As ações do Sebrae chegam aos municípios de Campo Maior, Teresina, União, José de Freitas, Nazária, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Palmeirais e Demerval Lobão. Ao todo, são mais de 150 produtores assistidos diretamente pela instituição”, informa o gestor do projeto Desenvolvimento da Piscicultura do Sebrae no Piauí, João Pinheiro Júnior.

Entre as ações desenvolvidas nessas regiões estão cursos de capacitação tecnológica, em que consultores do Sebrae repassam informações de como iniciar um negócio aquícola, como escolher o terreno adequado à piscicultura e sobre a importância de técnicas de manejo adequadas e da qualidade da água, por exemplo. Há toda uma estrutura voltada para a orientação do produtor que deseja iniciar ou ampliar um projeto já existente, desde tecnologia até gestão e finanças.

Dia de Campo e orientações nas áreas de Gestão Ambiental, Registro de Piscicultor e Licenciamento Ambiental, requisito fundamental para que os produtores possam obter financiamentos bancários, também são exemplos de ações realizadas pelo Sebrae nesses municípios.

“Atualmente, 80% dos piscicultores atendidos pelo Sebrae na região de Teresina fazem parte de entidades representativas criadas a partir de consultorias realizadas pela instituição. Campo Maior, Teresina, Nazária, Miguel Alves e União já contam associações constituídas. Nos demais municípios, existem projetos para a criação e formalização dessas instituições”, acrescenta Pinheiro Júnior.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

Mais notícias