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Sebrae capacita mão de obra do setor turístico potiguar

30 de junho de 2013

A falta de mão de obra qualificada está levando empresários do segmento turístico de Macau, município a 190 km da capital, a apostar na capacitação dos colaboradores para fortalecer a atividade. Para isso, estabelecimentos turísticos ligados ao ramo de alimentação e hotelaria participaram da II Semana de Meios de Hospedagem, Alimentação e Serviços. Promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte por meio do Escritório Regional do Vale do Açu, a capacitação encerrou na última sexta-feira (12/07).

A ação é fruto de parceria entre o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Vale do Açu e o projeto Polo Costa Branca, que tem o objetivo de dar respostas às deficiências detectadas nas empresas do setor. O município, que registra significativa demanda turística – especialmente ligada ao turismo ocupacional, fruto da grande quantidade de empresas prestadoras de serviço à Petrobras – ainda sofre com a baixa qualificação profissional. “Estamos capacitando todo o trade turístico, pois sabemos que existem muitas dificuldades na mão de obra dos setores envolvidos”, explica a gestora do programa ALI no Vale do Açu, Sandra Murielly

A Semana de Meios de Hospedagem é composta por um cronograma diversificado, com cursos e oficinas que tratam de temas relevantes ligados ao segmento, como Sabor e gestão, capacitação de garçons e camareiras. Além disso, oferece ainda seminário para orientar empresários quanto à importância da inovação para os empreendimentos do setor de alimentação e hotelaria.

Voltada para profissionais que já atuam ou desejam atuar na área de governança de hotéis ou pousadas, a capacitação acontece de 16 a 19 de julho e possui um cronograma de ações que atinge os setores em que são detectados os principais gargalos da atividade. Entre eles estão postura, boas maneiras, etiqueta social, organização e funcionamento da governança, higiene pessoal, além de equipamentos de segurança (EPI), hospitalidade e Procedimentos Operacionais Padrão (POP).

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

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