publicações-rumo

Publicações

Notícias


Sebrae atuará na capacitação dos MEI para ofertarem serviços para órgãos públicos

Sebrae atuará na capacitação dos MEI para ofertarem serviços para órgãos públicos

14 de fevereiro de 2025

O presidente da instituição, Décio Lima, participou, na terça-feira (11) do lançamento a plataforma Contrata Mais Brasil, do governo federal

Um espaço para conectar microempreendedores individuais (MEI) às oportunidades em contratações públicas para a execução de pequenos serviços em órgãos federais, estaduais e municipais. Esta é a Plataforma Contrata Mais Brasil, lançada nesta terça-feira (11), em Brasília, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. A iniciativa contará com a participação do Sebrae na capacitação dos pequenos negócios para a elaboração das propostas e inclusão dos profissionais na ferramenta do governo federal, que pretende acelerar o comercio local, fortalecer a economia do país e gerar mais emprego e renda para a população.

O presidente do Sebrae ainda aponta que a medida terá a possibilidade de contribuir para o aumento da formalização de milhões de trabalhadores brasileiros e, dessa forma, garantir um aumento na renda da população. “Hoje a economia é dos pequenos, mas o mercado não. A nossa lógica é incluir os pequenos em todos os negócios dos nossos municípios. O primeiro passo é formalizar os pequenos para que eles passem a ofertar serviços no mercado público”, avaliou. “Os pequenos, aos se formalizarem, aumentam a sua renda em 25%, crescem, ganham longevidade, ganham escala e fazem a economia crescer nos municípios”, completou.

A plataforma foi elaborada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos a partir de uma experiência do município de Recife (PE). Na ocasião, a ministra Esther Dweck enalteceu a importância desta parceria entre os entes federativos pensando nas pessoas que mais precisam. Ela ainda projetou o potencial que a ferramenta pode levar em recursos para os municípios. “Começa hoje com os MEI, mas será ampliada cada vez mais. Estamos estimando em R$ 5,9 bilhões o potencial para este ano. Além disso, dos 16 milhões de microempreendedores individuais, apenas 70 mil forneceram para o governo (0,4%). Há um longo caminho a ser traçado com o apoio dos municípios”, afirmou.

“São coisas que dispensam licitação e onde você contrata diretamente pessoas para trabalhar naqueles pequenos reparos. A gente viu que, mesmo nessas obras, que movimentam um valor muito grande, quase R$6 bilhões por ano no Brasil, a gente tinha uma baixa participação de microempreendedor individual”, destacou a ministra.

Para o ministro do Empreendedorismo, das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, Márcio França, é necessário que essa ferramenta chegue na ponta para que os profissionais possam se cadastrar e ter acesso a outros benefícios. “A nossa meta é chegar a 1 milhão de pessoas cadastradas até o fim deste ano. Se essas pessoas tiverem acesso a isso, vão querer se regularizar. Além de fazer um serviço para a prefeitura, por exemplo, vão ganhar algo que não têm: o status de quem fornece para o governo. É um ganha-ganha para todos os lados”, definiu.

Acesse: href=”https://www.gov.br/contratamaisbrasil/pt-br”>www.gov.br/contratamaisbrasil/pt-br

Abertura

Pela manhã, Décio Lima também participou da abertura do evento que teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Lula ressaltou a importância de uma união entre o governo federal, os estados e os municípios em prol da população. “A prefeitura é um alicerce para que a União dê certo. O Brasil tende a ser desenvolvido, mas ele só chegará lá se a cidade for desenvolvida. Não há estado rico com cidade pobre. Não há uma cidade rica com estado pobre. É preciso que haja um compartilhamento com estados e municípios”, destacou.

“A gente vai crescer mais porque vai ter dinheiro circulando na mão do povo, na mão do pequeno. Muito dinheiro na mão de poucos significa pobreza, miséria, fome, prostituição e evasão escolar. Agora pouco dinheiro na mão de muitos significa distribuição de renda, comida e avanço social das pessoas”, completou o presidente Lula.

O evento

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025 é coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e correalizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), com o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além do patrocínio do Sebrae, Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, e das parcerias institucionais do Serpro e da Petrobras.

O Encontro tem como objetivo fortalecer o pacto federativo, ampliar e acelerar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal.

Fonte: Ascom/SEBRAE.

Mais notícias