Notícias
Sebrae amplia parceria com centro tecnológico da Itália
31 de outubro de 2012
A consolidação de uma rede público-privada, constituída de 21 instituições parceiras; o atendimento a 270 empresas de pequeno porte; 11 alunos dos estados do Pará e Amazonas capacitados em design de produto no Centro Tecnológico Cosmob, na Itália, são os resultados iniciais do projeto da Rede de Serviços Tecnológicos (RST) – Madeira e Moveis. A iniciativa é fruto de uma cooperação internacional entre Sebrae, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Região de Marche e deverá ser ampliada.
O balanço do projeto foi apresentado pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, no encontro com o governador da Região de Marche, Gian Mario Spacca, nesta quarta-feira (21). O RST é implementado por meio do Cosmob, em parceria com o Sebrae Nacional e com as unidades da instituição nos estados do Amazonas e do Pará. A continuidade da parceria com o governo daquela região da Itália motivou a audiência com a missão técnica do Sebrae.
Carlos Alberto creditou o êxito alcançado pelo projeto ao esforço dos parceiros, que aceitaram o desafio de implementar o RST no Amazonas e no Pará, estados com características muito específicas. “Eles contribuíram para a consolidação da metodologia possibilitando, assim, replicar a iniciativa em outros estados e setores.”
O governador Gian Mario Spacca destacou os resultados do projeto até o momento e manifestou o desejo de ampliar a parceria diante da relevância do Brasil no atual contexto da economia mundial. O diretor Carlos Alberto reconheceu a importância dos conhecimentos e experiências compartilhados entre o Brasil e a Região de Marche e enfatizou o interesse do Sebrae na continuidade do trabalho, ampliando o número de setores, estados e empresas contemplados pelo projeto.
Carlos Alberto ressaltou também a necessidade da inclusão, na segunda fase do projeto, de temas como encadeamento produtivo e internacionalização das empresas. “Temos o desafio de elevar a competitividade dos pequenos negócios nos próximos anos”, explicou.
O Cosmob é um centro tecnológico italiano, voltado ao mercado de madeira e móveis, por meio da promoção, apoio e desenvolvimento tecnológico da produção, comercialização e gestão de indústrias. Localiza-se na cidade de Pesaro, na região de Marche. Desde 2008, o Cosmob é parceiro do Sebrae. O papel do centro está relacionado à transferência de conhecimento e tecnologia por meio de uma abordagem metodológica focalizada no atendimento dos pequenos negócios nas áreas de inovação, qualidade e tecnologia, desenvolvendo o conceito de rede.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN
Imagem: Dibulgação/ ASN
BNDES bate recorde de aprovações para a inovação com R$ 11,1 bilhões
26 de novembro de 2024
ABDE alerta para os riscos do PL 4395/2024 ao mercado de crédito e à segurança do FGC
26 de novembro de 2024
Regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento é concluída e bancos pretendem emitir título ainda este ano
22 de novembro de 2024
Desembolsos do BNDES para Amazônia Legal superam R$ 10 bi de jan a set/2024, 83% a mais que 2022
22 de novembro de 2024
ABDE promove 47º Enacon
21 de novembro de 2024