publicações-rumo

Publicações

Notícias


Rio+20 estreia estratégia de compensação de CO2

31 de maio de 2012

Em ação inédita, será realizado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) o Mecanismo de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por meio de projetos brasileiros de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Durante toda a Conferência, voluntários portarão tablets, que darão acesso ao sistema, assim como terminais eletrônicos móveis, para efetivar as doações voluntárias por meio de cartão de crédito ou de débito. Os voluntários atuarão no Riocentro, na Arena da Barra e no Parque dos Atletas. A ação terá início nesta terça-feira (13/06) e terminará no dia 22 de junho, ao final do evento.
 

O governo brasileiro criou, em parceria com o Pnud Brasil e a Caixa Econômica Federal, uma ferramenta on-line que apresenta as emissões de GEE decorrentes das viagens aéreas ao Rio de Janeiro a partir das principais cidades do mundo e do Brasil.

Com o objetivo de garantir que a Rio+20 observe os pilares do desenvolvimento sustentável, o governo brasileiro apresentou o Comitê Nacional de Organização da Rio+20 (CNO Rio+20), cuja estrutura possui uma Coordenação de Sustentabilidade para identificar impactos ambientais da Conferência e propor atividades capazes de reduzí-los ou compensá-los. As ações estão organizadas nas seguintes dimensões: gestão das emissões de GEE, recursos hídricos, resíduos sólidos, energia, transporte, construções sustentáveis, compras públicas sustentáveis, turismo sustentável e alimentos sustentáveis.
 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Caixa

Foto: SXC

Mais notícias