publicações-rumo

Publicações

Notícias


Revista CartaCapital promove debate sobre desenvolvimento, inovação e sustentabilidade com participação do Sebrae e apoio institucional da ABDE.

Revista CartaCapital promove debate sobre desenvolvimento, inovação e sustentabilidade com participação do Sebrae e apoio institucional da ABDE.

14 de maio de 2024

O presidente do Sebrae, Décio Lima, associado da ABDE, participou na manhã desta terça-feira (14) do Ciclo de Debates promovido pela Carta Capital em comemoração aos 30 anos da publicação. 

O encontro promovido no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, que teve o apoio institucional da ABDE, reuniu personalidades da política e do setor privado para discutir: “Os Desafios da Reindustrialização, em Bases Sustentáveis” e “Inovação, competitividade e o incremento das Exportações”. 

“Esse debate deve trazer a perspectiva de nós mudarmos alguns conceitos que levaram à situação difícil que a humanidade vive. Entretanto, mesmo no limite, eu estou convencido e acreditando que é possível melhorar aquilo que está ao nosso alcance, principalmente no nosso país. Não podemos mais imaginar um mundo que não esteja dentro do conceito dos processos de inovação, que é uma verdadeira revolução do próprio sistema produtivo e econômico no mundo, e dentro do conceito da sustentabilidade.” Afirmou Décio Lima, presidente do Sebrae. 

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, representou o presidente Lula no encontro, que não pôde comparecer devido a compromissos ligados às necessidades emergenciais que vive o Rio Grande do Sul. 

“Eu diria que o tema do Rio Grande do Sul nos dá uma oportunidade única de casar o debate sobre a transição ecológica, sobre a agenda de mudanças climáticas com potencial econômico, social e cultural para o nosso país, presenciando e experimentando a necessidade de enfrentar a reconstrução diante da maior tragédia das climáticas. Ajuda a trazer para o conjunto da população, para o debate político, para o Congresso Nacional, a necessidade de construir um projeto de reconstrução para aquele estado e para o Brasil, sustentável,” refletiu Alexandre Padilha.  

 

A ciência, a tecnologia e os exemplos internacionais que tiveram êxito na mitigação dos efeitos climáticos foram citados como estratégias a serem seguidas. O BNDES e a Finep foram lembrados pelo economista da USP André Roncaglia como parceiros nesta transformação energética e na construção de um país mais sustentável.  

 

“Recursos têm, mas não virão do setor privado. O gargalo está em trazer as instituições que têm a capacidade de reconfigurar a produção na busca de uma economia verde. Financiamento tem, o que falta é convenção em prol desse caminho. Os setores privados e público têm que reconstruir essa sinergia,” disse André Roncaglia. 

 

Participaram deste primeiro encontro: Guilherme Mello, secretário de política econômica do Ministério da Fazenda; Marina Grossi, presidente do CEBDS; Vagner Freitas, presidente do Sesi; Ana Paula Repezza, diretora da Apex; Tatiana Prazeres, secretária executiva de Comércio Exterior e Marcelo Freixo, presidente da Embratur. 

O ciclo de debate também acontecerá nos meses de agosto e novembro, quando abordará temas como integração nacional e sul-americana e o futuro do trabalho e as Reformas. “Este ciclo de eventos, mais do que uma celebração do marco de três décadas de CartaCapital, é um testemunho do seu compromisso contínuo com a democracia, o jornalismo de qualidade e o futuro do Brasil.” editorial da Carta Capital. 

Mais notícias