Notícias
Programa Bandeira Azul em praias alagoanas
31 de agosto de 2011
As ações para a execução do Programa Bandeira Azul em praias alagoanas foram tema de uma reunião entre representantes das Secretarias Estadual e Municipal do Turismo (Setur) e (Semptur), Sebrae e a Desenvolve (Agência de Fomento de Alagoas). Na oportunidade, a Desenvolve fez uma apresentação sobre o programa, com a finalidade de estabelecer as parcerias para as futuras ações, além de uma análise a respeito dos contatos que foram iniciados com gestores municipais sobre os critérios para a adesão ao programa.
De acordo com a analista de projetos da Desenvolve, Patricia Toledo Melo, já existe todo um levantamento e diagnóstico feito pela equipe com relação às praias que podem aderir ao programa.
O Bandeira Azul tem como objetivo a conscientização da comunidade e governantes para a implantação de ações integradas para o desenvolvimento do turismo sustentável, gerando um selo internacional de qualidade ambiental para as praias urbanas. Segundo Patricia, que participou de um workshop realizado pelo Instituto Ambiental Ratones (IAR) – responsável pelo certificado do Bandeira Azul –, a reunião definiu as próximas ações que serão viabilizadas a partir desta parceria.
“É preciso estabelecer as metas para a operacionalização do programa com o intuito de levar para os gestores públicos e demais atores, detalhadamente, quais são e como poderão ser executados os critérios para uma possível adesão ao programa”, disse a analista.
Entre os 33 critérios exigidos pelo IAR, está a questão da balneabilidade da praia. Para aderir ao projeto piloto do programa é necessário que a água do mar esteja própria para o banho nos últimos 12 meses e até o tempo final para a certificação, que é de dois anos após a adesão ao programa piloto. Além disto, existem outras exigências, como questões de infraestrutura e demais critérios estabelecidos pelo instituto.
O diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, informou que a intenção da agência de fomento é articular novas reuniões para a formalização da cooperação técnica entre as instituições envolvidas e, ainda este ano, lançar o programa durante um seminário com os gestores dos municípios localizados no litoral alagoano, especialistas do Instituto Ambiental Ratones e demais atores envolvidos.
“A Agência de Fomento, junto com os parceiros, quer viabilizar este programa, que faz parte do plano operativo da agência para 2011, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o intuito de apoiar todas as ações para que as prefeituras interessadas possam aderir ao projeto piloto e cumprir com os critérios estabelecidos para a conquista do certificado”, ressaltou o diretor.
Atualmente o programa Bandeira Azul está vigorando em 44 países, com 3.556 bandeiras, espalhadas em 2.920 praias. No Brasil, a única que tem a certificação, atualmente, é a praia internacional do Tombo, no litoral paulista, além de uma marina, no estado do Rio de Janeiro.
Também participaram da reunião Vanessa Fagá Rocha (Sebrae/AL); Danúbia Dantas (Setur) e Sandra Lamenha (Semptur).
Fonte: Ascom/Desenvolve (Foto: Representantes da Desenvolve, Sebrae e secretarias de Alagoas discutem implantação da Bandeira Azul. Divulgação/Ascom Desenvolve)
Regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento é concluída e bancos pretendem emitir título ainda este ano
22 de novembro de 2024
Desembolsos do BNDES para Amazônia Legal superam R$ 10 bi de jan a set/2024, 83% a mais que 2022
22 de novembro de 2024
ABDE promove 47º Enacon
21 de novembro de 2024
Agência Standard & Poors eleva nota de risco do BDMG para “B+” na escala global e para “brA+” na nacional
21 de novembro de 2024
Badesul destinou R$ 585,5 milhões para recuperação econômica do Rio Grande do Sul em 2024
21 de novembro de 2024