publicações-rumo

Publicações

Notícias


Produção de leite pode mudar perfil econômico no Paraná

30 de setembro de 2011

O Norte Pioneiro será o berço no Paraná de um projeto inovador e que ajudará os municípios da região a reverter o atraso econômico e o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trazido ao estado pelo deputado federal e pecuarista Abelardo Lupion, o doutor em agronomia e professor da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, Luís César Dias Drumond, desenvolveu uma técnica inovadora de plantio e irrigação de pastagem que proporciona maior lucratividade na criação de bovinos em áreas de pequeno e médio porte.

Lupion e Drumond foram recebidos nesta segunda-feira, 3 de outubro, na agência paranaense do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em Curitiba, pelo diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Nivaldo Assis Pagliari, e pelo gerente de Operações, Paulo Cezar Starke Junior, e apresentaram as linhas gerais do novo conceito de negócio rural que será implantado no Paraná, que já conta com o aval da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) e do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

De acordo com os estudos do professor, a nova técnica permitirá que proprietários de sítios de até três hectares criem 30 vacas leiteiras e obtenham uma renda de R$ 3 mil por mês com a venda do produto.

A partir do encontro ficou acertado que a equipe do BRDE irá estudar modelagens financeiras para atender os produtores rurais do Norte Pioneiro que desejarem aderir ao movimento inovador concebido por Drumond e já em fase de implantação numa fazenda de Abelardo Lupion, que irá abrir as porteiras de sua área para os pecuaristas que quiserem conhecer melhor o projeto. A área será transformada em modelo para a região.

O diretor do BRDE apontou que bons projetos de impacto econômico e social devem ser abraçados pela instituição financeira. “Essa é a função do BRDE, fomentar o desenvolvimento e funcionar como um braço do estado no auxílio de sua população”, disse Nivaldo Assis Pagliari.

Fonte: BRDE.

Mais notícias