publicações-rumo

Publicações

Notícias


Piauí Fomento cadastra empreendedores na Vila da Paz

30 de abril de 2012

Técnicos da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Piauí Fomento) estiveram, nesta semana, na Vila da Paz, zona sul de Teresina onde aconteceu o segundo passo na operacionalização da linha de crédito Piauí Fomento Mais Viver. Com o apoio da Associação dos Moradores da Vila da Paz, os técnicos Matias José Ferreira Filho e Wallyson Soares dos Anjos foram repassar informações sobre a linha de crédito e realizar o cadastramento dos moradores identificados como potenciais beneficiários. 

Para ter acesso ao financiamento, as pessoas devem ter com renda mensal abaixo de R$ 70 e que não sejam contempladas por nenhum outro programa do governo. Para Maria Hilda Conceição Sousa, que entregou a documentação para análise, o crédito Piauí Fomento Mais Viver é uma alternativa  para que ela retome a barraca de venda de cachorro-quente. “Trabalhava com a venda de cachorro-quente, mas tive que parar. Se conseguir o empréstimo voltarei a vender lanches na porta de casa”. 

Para Maria da Cruz de Souza Tito, que há cinco anos vende espetinhos e lanches na praça da Vila da Paz, o crédito da Piauí Fomento vai ajudar a incrementar o negócio.  “Quero o dinheiro para melhorar minha banca de lanches e ter um capital para comprar material de trabalho”. A ida dos técnicos da agência para a Vila da Paz abre a possibilidade de novos negócios para os empreendedores da região. 

Maria das Dores Vieira, presidente da Associação de Moradores da Vila da Paz, disse que a ação foi positiva: “temos muita gente com vontade de trabalhar e ter seu próprio negócio, e a iniciativa da Piauí Fomento vem atender esta necessidade”. A associação é parceira da agência, pois a triagem dos interessados é feita pela entidade. Na primeira ação foram convidadas oito pessoas, no final do atendimento outras 15 procuraram as informações sobre o crédito. Segundo Maria das Dores Vieira , a procura mostra o interesse das pessoas em trabalhar e gerar renda.

O diretor da Piauí Fomento, Francisco Coqueiro, explicou que a Vila da Paz foi escolhida como o local de implantação do projeto piloto para o Programa Mais Viver Inclusão Produtiva através do Crédito Orientado, uma ação do governo do estado para gerar renda. “As demais vilas de Teresina também serão contempladas pelo programa”. Ele afirmou que os recursos da linha de crédito são oriundos de dotações orçamentárias do Tesouro Estadual. Coqueiro disse que estes recursos irão compor o Fundo Especial de Produção (FEP. O diretor de Operações da Piauí Fomento completou que os financiamentos são reembolsáveis e que os tomadores do crédito serão acompanhados e orientados para que obtenham sucesso em seus negócios. “A nossa meta para este ano é atender 3 mil pessoas com uma aplicação de recursos da ordem de R$ 3 milhões”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação/Piauí Fomento

Mais notícias