publicações-rumo

Publicações

Notícias


Pequenos negócios miram o mercado internacional

31 de maio de 2014

Países como Alemanha, Escócia, Inglaterra e Noruega estão na mira dos empreendedores que fazem parte do Programa de Qualificação de Empresas para Atuação em Classe Mundial (Qualimundi). A partir de diagnóstico realizado com 58 micro e pequenas empresas que foram selecionadas para participar do programa, o Sebrae escolheu 14 países prioritários para a realização de ações de prospecção de mercado, missões empresariais, rodadas de negócio entre outras iniciativas de parceria e oportunidades no setor do Petróleo, Gás, Energia e Indústria Naval.

Segundo o gestor do Qualimundi do Sebrae no Rio Grande do Sul, Luis Guilherme Menezes, o objetivo do programa é promover a inserção competitiva e sustentável dos pequenos negócios  do setor de petróleo e gás, visando a adequação da base de fornecedores e estimulando os processos locais de desenvolvimento. “Até 2015, promoveremos capacitações e vamos gerar oportunidades de abertura de mercado internacional para estas empresas que passaram por uma criteriosa seleção”. São empresas de diversas áreas, como metalurgia, tecnologia da informação, eletrônica, limpeza, iluminação, indústria de transformação, usinagem e refrigeração.

Neste ano, o 14 empresários participarão da missão internacional à Feira Offshore Northern Seas – ONS na Noruega, que ocorrerá entre os dias 23 e 30 de agosto. O objetivo será conhecer a produção e exploração de petróleo daquele país.

Outra ação com foco na internacionalização das micro e pequenas empresas é a participação dos empresários na Rio Oil & Gas no Rio de Janeiro, entre 15 e 18 de setembro. “Neste caso, os empreendedores terão a oportunidade de sentar frente a frente com empresas estrangeiras que estão em busca de oportunidade de negócios no Brasil, em agendas previamente marcadas”, explica o gestor.

Em Caxias do Sul, durante a Mercopar de 30 de setembro a 3 de outubro, o Sebrae/RS vai aproximar os fornecedores a compradores de grandes empresas do Chile, Argentina, Colômbia e Peru, que também apareceram no diagnóstico como de interesse das empresas gaúchas.

Qualimundi – O Programa Qualimundi prevê cursos em Planejamento para Internacionalização, Fundamentos de Importação e Exportação, Planos de Negócios Internacionais, Câmbio e Financiamento, Marketing e Negócios, Logística Internacional, Contratos Internacionais, Rotina de Exportação e Importação, Gestão de Exportação e Importação e a oficina Exportação de Serviços.

As 58 empresas selecionadas para o Qualimundi estão divididas em dois grupos, ficando 35 delas na Região Metropolitana e as outras 23 na Serra.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

Mais notícias