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Parcerias entre pequenas e grandes empresas geram R$ 4,5 bi em negócios

31 de julho de 2014

As
parcerias entre pequenos negócios e as médias e grandes empresas têm promovido
o aumento de faturamento, de lucratividade e a melhoria da qualidade dos
produtos e serviços oferecidos pelas pequenas empresas brasileiras. Segundo o
Sebrae, essa aproximação deve gerar, até 2015, um saldo de R$ 4,5 bilhões em
negócios. Com o objetivo de ampliar essas parcerias, a entidade está
cadastrando novos consultores para atuarem nas cadeias produtivas da construção
civil, do setor automotivo, da saúde, do comércio varejista e da agroindústria.

“A
criação de um cadastro de consultores para o Programa Nacional de Encadeamento
Produtivo vai impulsionar ainda mais as parcerias que temos promovido entre
empresas de diferentes portes”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
“Queremos que os melhores profissionais do mercado nos auxiliem no
desenvolvimento de novos projetos. Nesse sentido, precisamos de pessoas que
conheçam as cadeias de valores e que saibam diagnosticar cada um dos pontos que
podem ser explorados pelos pequenos negócios”, destaca.

O
edital para a captação de consultores foi lançado neste domingo (3). O
comunicado está disponível para os interessados no Portal do Sebrae (http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/seja_consultor) e as dúvidas podem ser enviadas para o
e-mail candidato.gcep@sebrae.com.br

Os
consultores que farão parte do cadastro serão especialistas com conhecimento
profundo nos setores em que o Sebrae atua. Esses profissionais precisam ter uma
visão abrangente das empresas âncoras e serão responsáveis pelo monitoramento
de um grupo de projetos e pela identificação de possíveis gargalos. 

Quando
os pequenos negócios participam de uma cadeia produtiva eles aumentam a sua
competitividade, inovam mais e promovem o desenvolvimento sustentável por meio
do crescimento das economias locais e da ampliação das vagas de emprego. Na
outra ponta, as empresas de grande porte que compram das micro e pequenas
empresas conseguem otimizar seus produtos e serviços, reduzir custos e aumentar
a sua flexibilidade e agilidade. 

Atualmente,
o Sebrae conta com 116 projetos nacionais e regionais de Encadeamento Produtivo
que envolvem mais de 19,5 mil pequenas empresas e cerca de 60 companhias de
grande porte, as chamadas âncoras, das cadeias do aço, automotiva, de
alimentos, do petróleo e gás, do transporte aéreo, entre outras.

Pesquisa
recente feita pelo Sebrae constatou que após as consultorias da instituição, 70%
das empresas âncoras aumentaram a participação das pequenas empresas no volume
de compras, 80% se aproximaram mais do consumidor final por meio das parcerias
com os distribuidores e que as vendas subiram em 60%. O Programa Nacional de
Encadeamento Produtivo também proporcionou 90% de melhoria na qualidade dos
produtos fornecidos para as grandes empresas pelos pequenos negócios, o que
permitiu a redução em 30% do tempo gasto com a resolução de problemas. 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

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