publicações-rumo

Publicações

Notícias


Paraná comemora geração de empregos nos pequenos negócios

30 de setembro de 2013

Uma boa notícia para os paranaenses às vésperas do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado no último sábado (5/10) em todo o país. O Paraná ficou em segundo lugar no rankingnacional de geração de empregos em pequenos negócios. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) analisados pelo Sebrae Nacional mostram que de um total de 12.259 mil novos postos de trabalho no estado, 92%, ou seja 11.307, foram criados por empreendimentos de micro e pequeno porte. 

O estudo aponta ainda o setor de Serviços como líder das contratações no estado, com saldo líquido de 3.789 postos de trabalho, o que significa 33% do total de empregos gerados pelos pequenos negócios. Em segundo lugar, aparece o Comércio, com 3.598 vagas, seguido pela Indústria de Transformação, com 2.595 mil, e pela Construção Civil, responsável por 1.102 postos de trabalho. É possível notar também que houve incremento de 17% na geração de empregos por meio das micro e pequenas empresas instaladas no Paraná na comparação entre agosto deste ano com o mesmo período do ano passado, quando foram abertos 9.620 postos de trabalho. 

O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa foi foi instituído simbolicamente em comemoração ao início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, em 5 de outubro de 1999. Desde 2006, vigora no país uma nova legislação, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. 

“Os empregos gerados pelos pequenos negócios em agosto e em todos os meses do ano mostram a força do empreendedorismo”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Vitor Roberto Tioqueta. Para ele, as micro e pequenas empresas têm papel estratégico no desenvolvimento econômico e social dos municípios, estados e do país. “Os pequenos negócios são um dos segmentos que mais movimentam a economia. Respondem em média por 60% to total de empregos com carteira assinada, geram renda e dão dinamismo às cidades. O empreendedorismo também está fortemente presente no campo, com agroindústrias cada vez mais profissionalizadas”, complementa Tioqueta. 

A empresa MD Foods, instalada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, foi um dos negócios paranaenses que ajudou a incrementar os números da geração de empregos nas micros e pequenas empresas ao longo de 2013. Somente neste ano, conforme conta a empresária Eclair Medeiros, foram abertos quatro novos postos de trabalho e a expectativa para 2014 é de abrir novas oportunidades. 

A produção da MD Foods atende às redes supermercadistas do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Queremos expandir nossa atuação para São Paulo. Não descartamos a possibilidade de contratar mais funcionários no próximo ano, bem como adquirir novos equipamentos”, projeta Eclair, que formalizou a empresa há três anos, de olho na possibilidade de explorar um novo nicho. 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/

ASN

Mais notícias