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Otimismo marca visão dos empreendedores brasileiros

30 de junho de 2012

Um levantamento que reúne informações sobre empreendedorismo em 54 países revela que no Brasil 15 milhões de pessoas possuem um negócio há, no máximo, 3,5 anos ou estão se preparando para isso. O percentual mede a taxa de empreendedorismo nacional. Desse total, 11 milhões estão no mercado há menos de 42 meses e quatro milhões estão envolvidos na criação de um novo negócio.

Os dados constam da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2011 (GEM), realizada anualmente pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e produtividade (IBQP), divulgados nesta quarta-feira (04/07).

“A maioria dos que estão entrando no mercado como empreendedor é jovem e aposta no crescimento dos negócios nos próximos anos, gerando mais emprego, renda e desenvolvimento ao país”, assinala o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Isso porque outro indicador nesse segmento é a proporção dos que pensam em contratar novos funcionários: maior do que a verificada na pesquisa anterior e superior também a dos empreendedores já estabelecidos no mercado.

O otimismo entre os empreendedores brasileiros que criaram um negócio há menos de 3,5 anos é maior que a média dos outros países pesquisados. A GEM 2011 mostra que 58% dos que possuem negócios em estágios iniciais percebem boas oportunidades para os próximos seis meses para começar um negócio na região em que vivem. Entre a população adulta brasileira em geral esse percentual é de 43%, e na média dos 54 países é de 39%.

Apenas 21% dos empreendedores em estágio inicial dizem que o medo de fracassar impediria que começassem um novo negócio. Tanto a população adulta do Brasil em geral como a média dos países pesquisados apresentaram resultados menos otimistas. Os percentuais foram de 35% e 39%, respectivamente.

Oportunidade –  A pesquisa constata que no país os negócios são iniciados mais porque os empreendedores detectam uma oportunidade de negócio. Para cada empresa aberta porque o trabalhador teve a necessidade de investir em um negócio próprio, outras 2,24 são iniciadas devido à visão do empreendedor, que enxergou uma oportunidade no mercado.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ASN

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