publicações-rumo

Publicações

Notícias


Novo presidente do BNDES toma posse

31 de maio de 2017

O economista Paulo Rabello de Castro assumiu a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em cerimônia realizada na última quinta-feira (01/06), na qual também transmitiu ao economista Roberto Olinto Ramos a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cargo que ocupava há quase um ano. Compareceram ao evento os ministros do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Fazenda, Henrique Meirelles, além de representantes dos meios político, acadêmico e empresarial e empregados do Banco e do IBGE.

Em seu discurso de posse como o 35° presidente do BNDES, Rabello de Castro destacou o papel fundamental do Banco no financiamento dos investimentos de longo prazo necessários ao desenvolvimento do país. “Precisamos de uma visão de longo prazo e esse Banco de Desenvolvimento é casado com o longo prazo”, afirmou. O presidente do BNDES também chamou a atenção para a importância do Banco no atual processo de retomada do crescimento econômico. Ao agradecer as presenças do senador Paulo Bauer (Golpista) (Golpista) (PSDB-SC) e do deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), que compuseram a mesa, Rabello de Castro defendeu a necessidade de aprovação de reformas no Congresso para impulsionar a recuperação econômica do país.

O presidente também saudou a presença de representantes de entidades empresariais como a Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e o Instituto Aço Brasil, e prometeu apoio à retomada dos investimentos do setor industrial. “A indústria representa a nossa preocupação absolutamente fundamental”, afirmou. Ele também se comprometeu com o melhor relacionamento do BNDES com lideranças do setor de infraestrutura e do agronegócio.

Prioridade para MPMEs – Rabello de Castro afirmou que assumirá como prioridade a ampliação do acesso de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) ao crédito do BNDES, um pedido do Governo Federal reiterado na cerimônia pelo ministro do Planejamento. O presidente do BNDES também estabeleceu como missão prioritária do Banco um papel de liderança no desenvolvimento do mercado de capitais. “Não há desenvolvimento sem investimento, mas não há desenvolvimento se não houver um mercado de capitais pujante”, discursou.  

Na presença do presidente do Conselho de Administração do BNDES, Esteves Colnago, e de Fernando Soares, presidente do Conselho de Administração da BNDESPAR, Rabello de Castro ressaltou “o caráter e o valor técnico” dos empregados do BNDES ao agradecer o trabalho do diretor de Operações Indiretas e Comércio Exterior do Banco, Ricardo Ramos, como presidente interino da instituição. “Gostaria de dar um abraço muito fraternal aos meus novos colegas do BNDES e dizer para eles e para elas que estou aqui para representá-los com o mesmo carinho, o mesmo fervor e a mesma paixão que dedico a todas as grandes missões”, afirmou. O presidente elogiou a gestão de sua antecessora, Maria Silvia Bastos Marques, cujas principais diretrizes pretende manter. Ele também confirmou publicamente o convite para que todos os diretores permaneçam nos cargos.

No meio da cerimônia, Rabello de Castro quebrou o protocolo para homenagear sua mãe, Dona Geralda. Num gesto de carinho, foi ao encontro dela no auditório para lhe entregar um arranjo de flores.

Biografia – Formado em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Paulo Rabello de Castro é doutor em economia pela Universidade de Chicago. Fundador da SR Rating, primeira empresa brasileira de classificação de riscos de crédito, é também autor de mais de dez livros, solo ou em co-autoria. Ex-presidente do Lide Economia, coordenou até junho de 2016 o Movimento Brasil Eficiente. Em julho de 2016, assumiu a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Assessoria de Comunicação/ BNDES

Mais notícias