A Desenbahia participou com destaque do lançamento nacional do programa “Brasil Mais Crédito para o Turismo”, realizado pelo Ministério do Turismo, em Salvador, nesta segunda-feira (2). No evento, foi apresentado o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que oferece aos empresários do segmento, linhas de crédito especiais para investimentos em atividades turísticas.
Representações de municípios do interior do estado e empresários do setor registraram presença expressiva no evento. A iniciativa marca o início de uma mobilização nacional voltada à ampliação do acesso ao crédito e ao fortalecimento de pequenos e médios negócios, responsáveis pela dinamização da economia local em diversas regiões do país.
A equipe da Desenbahia realizou 69 atendimentos qualificados a potenciais clientes, abrangendo empreendedores com operações em funcionamento e demanda voltada principalmente para capital de giro, investimentos estruturais e aquisição de equipamentos. “O montante total estimado em intenções de crédito alcançou mais de R$ 36 milhões. A ação demonstrou elevada efetividade na geração de demanda estruturada e alinhada às diretrizes do FUNGETUR, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do turismo baiano”, afirmou o chefe da Central de Relacionamento da Desenbahia, Tiago Pereira.
As linhas de crédito do Fungetur oferecem condições atrativas, com juros reduzidos, prazos longos e carência que pode chegar a cinco anos, a depender da modalidade. Para capital de giro, o prazo é de até 60 meses. Já para obras, construção, reforma e ampliação, o financiamento pode ser pago em até 240 meses.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou o protagonismo baiano no cenário nacional. “A Bahia vem se destacando. Temos um Sistema Nacional de Turismo que funciona bem, com Governo Federal, Estado e municípios atuando juntos. Nossa plataforma turística é ampla, vai do litoral à Chapada, com forte turismo religioso. Também investimos em segurança pública e infraestrutura, como rodovias e acesso à saúde, o que melhora o atendimento aos turistas e aos baianos”, afirmou.
Fonte: Ascom/ DESENBAHIA


