publicações-rumo

Publicações

Notícias


Negócios potiguares avançam a partir do Sebrae Mais

31 de dezembro de 2013

A empresa potiguar Aquama, especializada na criação de larvas de camarão, deu um salto de crescimento em apenas um ano. De uma simples unidade, instalada na praia de Tabatinga, no município de Nisía Floresta (RN), o negócio evoluiu e hoje já conta com três ponto, que junto alavancaram a produção de 15 para 70 milhões de larvas, com perspectivas de chegar a 100 milhões nos próximos meses.

O desenvolvimento expressivo da empresa tem uma explicação: a aposta em conhecimento e capacitação na área de gestão como trampolim para expansão das atividades. A Aquamar é uma das empresas que implementaram as lições aprendidas por meio da Ferramenta de Gestão Avançada (FGA), uma das soluções propostas pelo programa Sebrae Mais.

A solução formou a primeira turma no Rio Grande do Norte neste mês, com o total de 12 empresas participantes: Aquamar, Art Kamisetas, Kanova, Activeprint, Pinheiro e Filho, Compal, F. L Cunha, Super Locação, Taldi, Millenium Tour, Automotiva e MariPesca. “O time desse programa é campeão. Todos os desafios foram cumpridos. Esses resultados são excelentes para os empresários”, defende o superintendente em exercício do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Hélio Cavalcanti. Baseado em eixos como educação e consultoria, o programa é dirigido a empresários que buscam a implantação de modelos avançados de gestão.

A solução já está presente em dez estados brasileiros. A perspectiva é que esse número consiga ser ainda maior a partir deste ano, garante a gestora nacional do FGA, Alessandra Cunha. “O processo de implantação é gradual”, afirma. De acordo com ela, os diferenciais da solução são a consultoria e o detalhamento dos conteúdos. A avaliação feita por ela da primeira turma do FGA no estado é positiva. “Percebi uma mudança enfática de comportamento e quebra de paradigmas desses empresários”, complementa.

Para quem acompanhou de perto a evolução das 12 empresas, a principal mudança aconteceu no modelo de gestão. “Os gestores tornaram-se muito mais estratégicos. Houve uma mudança de comportamento. Eles passaram a pensar a empresa estrategicamente”, comenta a gestora do programa Sebrae Mais no Rio Grande do Norte, Conceição Moreno.  

Uma das principais características do conjunto de ações é a consultoria personalizada às empresas. Além de profissionais das áreas de marketing, recursos humanos, processos e finanças, os empresários recebem acompanhamento de um consultor-anjo.“Enquanto os técnicos prestam consultoria em suas especialidades por um intervalo de tempo, os consultores-anjo passam um ano cumprindo uma agenda dentro de cada empresa participante do FGA”, explica Conceição Moreno.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

Mais notícias