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Negócio a Negócio atenderá 12 mil MEI potiguares

31 de agosto de 2013

Até o fim do ano, cerca de 12 mil microempresas e Microempreendedores Individuais (MEI) do Rio Grande do Norte serão beneficiados com consultorias personalizadas e gratuitas. Somente na Grande Natal, a meta é atender 9,2 mil negócios. A iniciativa é do Sebrae no Rio Grande do Norte como parte das ações do programa Negócio a Negócio. Uma das vantagens é que as consultorias são realizadas no ambiente da empresa. Para participar, o empresário pode procurar um ponto de atendimento do Sebrae, na capital ou em oito escritórios regionais, no interior do estado. Há também possibilidade de se inscrever pelo 0800 570 0800.

O Negócio a Negócio é voltado para pequenos empreendimentos, sobretudo microempresas. No Rio Grande do Norte, a partir deste ano, o programa tem priorizado os MEI. São mais de 46,7 mil autônomos potiguares que podem ser contemplados com noções básicas de gestão e demais soluções oferecidas pelo Sebrae.

Com o programa, a empresa ganha melhor desempenho de produção ou prestação de serviços, bem como desempenho dos colaboradores, melhorias contínuas nas formas de atuação no mercado, maior controle sobre a área financeira da empresa, longevidade do negócio e satisfação do empresário. 

Foi o que aconteceu com a costureira Francisca Neta, que possui um ateleiê de costura no bairro da Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal. Por meio do programa, a microempreendedora de 56 anos percebeu que poderia melhorar o negócio, controlando a qualidade das peças produzidas e também a parte financeira. “Vi que precisava de uma reserva para usar como capital de giro. Nunca tinha atentado para isso. As consultorias me ajudaram bastante”. 

O programa funciona com três consultorias in loco. No primeiro atendimento, o empresário recebe a visita do Agente de Orientação Empresarial (AOE), que levanta dados cadastrais e gerenciais da empresa. Essas informações são analisadas por especialistas, que fazem um diagnóstico do negócio.

No segundo atendimento, o empresário recebe um relatório com orientações empresariais. Esse documento aponta ferramentas de gestão para sanar os pontos fracos identificados. Há ainda uma terceira visita à empresa para avaliação dos resultados alcançados e levantamento das dificuldades encontradas na implantação das melhorias indicadas.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

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