publicações-rumo

Publicações

Notícias


Milton Luiz de Melo Santos é eleito presidente da ABDE

30 de abril de 2015

O economista Milton Luiz de Melo Santos foi eleito, na tarde desta quinta-feira (28/5), para a presidência da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE). Oriundo do Banco Central, onde permaneceu por 36 anos e foi secretário-executivo, Santos é o atual presidente da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), uma das 29 instituições associadas à ABDE – grupo que inclui grandes bancos federais, instituições estaduais e regionais de fomento, a Finep, o Sebrae e bancos cooperativos. 

Um dos principais desafios do novo presidente será conduzir o processo de Planejamento Estratégico do Sistema Nacional de Fomento (SNF), que prevê, dentre outros pontos, maior interlocução das instituições de fomento com os ministérios e outros órgãos federais. O SNF é responsável por mais de 55% do saldo de operações de crédito do país, especialmente para projetos de infraestrutura e apoio às micro e pequenas empresas.

“É importante aumentarmos o diálogo com o Banco Central e intensificarmos a nossa sinergia com o BNDES, para que os agentes financeiros possam cumprir seu papel de propulsionar a economia regional. Cada instituição representa seu estado, mas somos um conjunto que trabalha em prol do desenvolvimento do país. E acreditamos no Sistema Nacional de Fomento como alicerce desse desenvolvimento”, disse Milton.

Leia aqui a íntegra discurso do novo presidente da ABDE.

A Assembleia Geral também elegeu como vice-presidentes da entidade o economista Marco Aurélio Crocco, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e o diretor do Banco do Brasil Ilton Luis Schwaab. Outros sete diretores, além do conselho fiscal da instituição, também foram eleitos.


Nova composição da Diretoria da ABDE:

Presidente 
Milton Luiz de Melo Santos (Desenvolve SP)

1º Vice-Presidente
Marco Aurélio Crocco (BDMG)

2 º Vice-Presidente
Ilton Luis Schwaab (Banco do Brasil)

Diretores:
Francisco Soares (Banco do Nordeste)
José Henrique Paim (BNDES)
Humberto Tannús Junior (Goiás Fomento)
Otto Alencar Filho (Desenbahia)
Rogério Tavares (Caixa)
Susana Kakuta (Badesul)
Valmir Rossi (Banco da Amazônia) 

Mais notícias