publicações-rumo

Publicações

Notícias


Microfranquia de comunidade recebe crédito da AgeRio

30 de junho de 2013

A AgeRio acaba de financiar uma microfranquia de comunidade, a empresa Carteiro Amigo, do Juramento, em Vicente de Carvalho, que presta serviço de distribuição de correspondências diretamente nas casas de moradores do local.

O crédito de R$ 15 mil, com taxa de juros fixada em 1.21% ao mês e prazo de pagamento de 24 meses (incluindo três meses de carência), será investido em capital de giro e na quitação de débitos contraídos com a reforma da loja.

De acordo com Vitor Gustavo da Silva, dono da microfranquia do Juramento, a primeira loja Carteiro Amigo foi fundada na Rocinha, em 2008, e hoje a empresa está presente também em Rio das Pedras, Complexo do Alemão e Juramento, e em vias de se estabelecer nas comunidades do Rola, Santa Cruz, São Carlos e Turano. Os moradores precisam pagar uma taxa mensal de R$ 10 por família para ter sua correspondência entregue em casa.

“No Juramento estamos funcionando desde maio deste ano. Já cadastramos 400 famílias interessadas no serviço, das 23 mil famílias que a comunidade tem”, disse Silva.

O empresário explica que quando uma loja Carteiro Amigo se instala em uma comunidade, um mapeamento é realizado para que seja possível identificar as residências das famílias cadastradas. A entrega feita pelos Correios em geral é direcionada para as associações de moradores, e nem sempre o acesso às mesmas é facilitado, o que implica em demora na distribuição das correspondências.

“É uma comodidade para o morador receber suas cartas em casa, sem contar que assim ele pode pagar suas contas em dia. O Carteiro Amigo é um projeto social, mas também é uma empresa. É uma via de mão dupla. A gente ajuda a comunidade e a comunidade ajuda a gente”.

Além da distribuição de correspondências, o Carteiro Amigo presta outros serviços como a entrega de mala direta, panfletos e encartes (que são afixados às cartas).

A operação foi indicada pelo Sebrae, onde o proprietário da microfranquia realizou curso de capacitação para atuar no setor.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ AgeRio

Mais notícias