Notícias
Maurício Chacur é reeleito
30 de junho de 2011
Em Reunião Extraordinária da Assembleia Geral da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE), realizada na última sexta-feira, dia 8 de julho, no Rio de Janeiro, foi reeleito, por aclamação, para o biênio 2011-2013, o titular da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Investe Rio), Maurício Elias Chacur. Integram a Diretoria eleita o primeiro vice-presidente Luiz Alberto Petitinga (Desenbahia) e os vice-presidentes: Abidias José de Sousa Júnior (Banco da Amazônia), Carlos Alberto dos Santos (Sebrae), Carlos Henrique Horn (BRDE), Clenio Severio Teribele (Banco do Brasil), João Guerino Balestrassi (Bandes), Luiz Maronezi (GoiásFomento), Marcelo Lopes (Badesul) e Marco Aurélio Borges de Almada Abreu (Bancoob). Compõem o Conselho Fiscal eleito: Jorge Wilson Campos e Silva Antunes (Banpará), Marden Soares (Bancoob) e Rodrigo Alexandre Gomes Oliveira (FomenTO), como membros titulares; e Lucivaldo Pereira Lima (Agência de Fomento Paulista), Marcela Amorim Brant (BDMG) e Paulo Henrique Rodrigues Araújo (Caixa), como suplentes.
A reunião, presidida pelo diretor da Área de Operações Indiretas (AOI), do BNDES, Maurício Borges Lemos, contou com a presença de 22 representantes de 19 instituições associadas, e foi antecedida por uma palestra sobre regulação prudencial proferida pelo chefe adjunto do Departamento de Normas (Denor), do Banco Central (BC), Júlio César Carneiro. A presença do executivo do BC na Assembleia da ABDE ratifica o trabalho que a entidade vem realizando, sobretudo por intermédio da sua Comissão de Legislação e Normas, com vistas a estreitar relações institucionais com os órgãos federais.
Maurício Chacur afirmou que a ABDE vive um momento importante da sua história, uma vez que o Sistema Nacional de Fomento se reinventou ao se reestruturar, passando a contar também com as agências de fomento estaduais, há cerca de dez anos. “Além dos bancos federais, regionais e estaduais de desenvolvimento, a criação das agências de fomento ajudaram a fortalecer o projeto de desenvolvimento brasileiro. Para lidar com essa heterogeneidade de portes entre as instituições e divulgar da forma mais homogênea possível o Sistema, vamos realizar, ainda este ano, um planejamento estratégico na ABDE, que também contemplará um plano de comunicação em âmbitos interno e externo”, afirmou o presidente.
Em nome dos associados da ABDE, Chacur fez um apelo a Maurício Borges, no sentido de que o BNDES estude a possibilidade de criação de uma gerência exclusiva para tratar de questões relativas ao Sistema Nacional de Fomento. O diretor considerou a solicitação pertinente e recomendou que o pleito fosse formalizado para análise das áreas competentes.
A reunião da Assembleia marcou também o ingresso de duas novas instituições ao corpo de associados da ABDE. Tratam-se das agências de fomento (AF) de Pernambuco (Agefepe) e do Piauí (Piauí Fomento), aumentando para 16 o número de AFs associadas, num grupo formado por 27 instituições.
BNDES bate recorde de aprovações para a inovação com R$ 11,1 bilhões
26 de novembro de 2024
ABDE alerta para os riscos do PL 4395/2024 ao mercado de crédito e à segurança do FGC
26 de novembro de 2024
Regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento é concluída e bancos pretendem emitir título ainda este ano
22 de novembro de 2024
Desembolsos do BNDES para Amazônia Legal superam R$ 10 bi de jan a set/2024, 83% a mais que 2022
22 de novembro de 2024
ABDE promove 47º Enacon
21 de novembro de 2024