publicações-rumo

Publicações

Notícias


Maior feira de horticultura da América Latina é mapeada

31 de agosto de 2012

Nascida do ideal de um grupo de empresários que sentia a necessidade de ter no Brasil um evento nos moldes das principais feiras internacionais, a Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Cultura Intensiva (Hortitec) tornou-se o maior evento da área na América Latina. Os empreendedores que desejarem conhecer mais sobre o perfil do evento, como a programação e as oportunidades oferecidas, podem acessar o Relatório de Inteligência de Feiras.

A publicação foi produzida a partir de um trabalho de consultoria do Sebrae, que esteve presente à feira, realizada de 16 a 18 de junho na cidade paulista de Holambra.

No capítulo Perfil, há um histórico da feira, que aconteceu pela primeira vez em 1994, com a presença de 38 empresas e 1,5 mil visitantes. “Em 2012, na sua 19ª edição, contou com 370 expositores do Brasil e do exterior e com a participação de 25 mil visitantes”, informa o texto.

“A Hortitec se consolida ao longo dos anos não só como uma feira de exposição de tecnologia e negócios no setor da horticultura e cultivo protegido, mas também como um encontro anual dos produtores rurais deste segmento”, observa Ludovico Wellmann Da Riva, coordenador nacional de Horticultura e Agroecologia do Sebrae. Ele lembra que além da troca de experiências, os participantes também se envolvem em cursos e palestras.

O coordenador ressalta ainda que o Sebrae é parceiro histórico do evento. “Proporcionamos inúmeras ações junto às micro e pequenas empresas do setor para busca constante da melhora da competitividade”, afirma.

Conceitos – Entre os temas abordados no documento estão o conceito de horticultura e o caráter econômico da atividade que tem alto valor de mercado e possibilidade de produção em pequenos espaços. O levantamento também discorre sobre o cultivo protegido, técnica que permite a produção das plantas em ambientes livres de fenômenos como chuvas torrenciais, altas temperaturas, frio e ventos.

“Esse sistema visa proporcionar um maior rendimento, melhor qualidade e menor ocorrência de pragas”, aponta o relatório. O estudo dedicado à Hortitec ainda trata de tendências de mercado, eventos de capacitação e outros assuntos.

Junto com o material da Hortitec, estão disponíveis na Biblioteca do Sebrae na web os Relatórios de Inteligência de Feiras da Bio Brazil Fair e da Automec. Até o fim de 2012, devem ser publicados mais dez títulos.

Fonte: Agência de notícias Sebrae/ASN

Foto: SXC
Mais notícias