publicações-rumo

Publicações

Notícias


Levantamento indica oportunidades de negócio em MS

31 de dezembro de 2011

O Sebrae em Mato Grosso do Sul deve concluir até fevereiro o mapeamento de oportunidades de 21 cidades com menos de 50 mil habitantes. O estudo apresenta as potencialidades econômicas dessas localidades e serve aos interessados em investir no estado. Os municípios foram selecionados pela instituição por meio do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Econômico dos Municípios (Prolocal).

O levantamento começou em junho de 2011, afirma o superintendente do Sebrae em Mato Grosso do Sul, Cláudio George Mendonça. “Fizemos uma varredura nos municípios. Nossos consultores chegavam como clientes ocultos, perguntavam sobre os incentivos que a prefeitura oferecia e confirmavam se os empresários conheciam a Lei da Micro e Pequena Empresa. Em muitos casos, embora publicada, a lei não valia na prática”, comenta.

Crédito – Após a identificação do quadro econômico dos municípios, os empresários receberam consultorias e cursos de capacitação. “Já estamos trabalhando com as empresas interessadas. Visitamos 3.710 negócios e muitos recebem consultorias e participam de outras ações do Sebrae. Também contam com a parceria de bancos, que oferecem linhas de crédito ao empresário” explica Cláudio Mendonça.

Ele explica que o Prolocal dá condições para que os empreendedores conheçam a Lei Geral, formalizem suas atividades, aumentem as possibilidades de vendas de seus produtos e serviços. Dessa maneira, conclui o superintendente, as empresas vão gerar mais empregos, renda ao município e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento do mercado local e da cadeia produtiva. “Com o Prolocal é possível mostrar que, com organização, o município tem melhor desenvolvimento”.

Cerca de 200 profissionais estão envolvidos diretamente no projeto para garantir o desenvolvimento nas cidades. “Nós capacitamos de seis a sete líderes do município: funcionários da prefeitura e de entidades como o Sindicato Rural e a Associação Comercial”, diz o superintendente. Os prefeitos receberão o mapa de oportunidades no dia 27 de fevereiro, durante a entrega do Prêmio Prefeito Empreendedor.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

Mais notícias