publicações-rumo

Publicações

Notícias


LAB publica guia para estimular transparência em diversidade nas empresas brasileiras

LAB publica guia para estimular transparência em diversidade nas empresas brasileiras

22 de agosto de 2023

O LAB (Laboratório de Inovação Financeira) lançou o “Guia para Transparência em Diversidade nas Empresas Brasileiras”. Elaborado em parceria com a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e a Goldenberg Diversidade &

Inclusão, o documento reúne orientações práticas para a coleta e o tratamento de informações sobre diversidade dentro das companhias.

“O Guia traz orientações práticas significativas, capazes de auxiliar as empresas a levantarem estatísticas de diversidade e inclusão de maneira respeitosa e com proteção de dados pessoais. Muitas vezes as empresas querem fazer, mas não sabem como. O Guia é um excelente instrumento, que pode auxiliar tanto na construção de conhecimento, quanto na busca pela melhor qualidade da informação prestada na promoção da diversidade.”, explica Nathalie Vidual, superintendente de Proteção e Orientação a Investidores da CVM, uma das entidades gestoras do LAB, ao lado da ABDE, BID e GIZ.

A publicação trata da importância da transparência em dados sobre diversidade, abordando desde os impactos moral, legal e econômico do tema até como elaborar uma pesquisa corporativa, passando por tendências internacionais, questões regulatórias e de privacidade de informações.

“Diversidade e inclusão são pautas de negócios e precisam ter indicadores claros para mensurar avanços no longo prazo. Ao trazer orientações sobre como construir e tratar esses dados, o guia dá ferramentas para que as empresas consigam traçar metas e objetivos concretos para fazer a gestão dos programas de diversidade, equidade e inclusão”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.

O guia não traz recomendações exaustivas, mas, sim, pretende estimular o debate entre as instituições do mercado sobre caminhos possíveis para ampliar a inclusão dentro das empresas. O intuito é que a adoção das práticas propostas contribua com a evolução dos atuais indicadores sobre o tema nos mercados financeiro e de capitais.

O material também dá suporte às empresas de capital aberto no cumprimento da Resolução CVM 59, regra que busca ampliar a divulgação de informações relacionadas aos critérios ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês), incluindo indicadores relacionados à diversidade, considerando a identificação autodeclarada de gênero, cor e raça de colaboradores das empresas brasileiras.

SOBRE O LAB

O Laboratório de Inovação Financeira (LAB) é um fórum de interação multissetorial e um espaço de diálogo público privado para a promoção da inovação e das finanças sustentáveis no Brasil. Fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), tendo posteriormente se juntado a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em 2019, o LAB reúne representantes do governo e da sociedade para debater alternativas inovadoras para o financiamento de investimentos sustentáveis, endereçando temas selecionados pelos próprios membros do LAB.

Atuando na promoção das finanças sustentáveis no país, por meio da participação voluntária, colaborativa e da diversidade de seus membros, o LAB trabalha para ser reconhecido como o laboratório de inovação financeira propulsor do desenvolvimento econômico e social dentro dos parâmetros sustentáveis mundiais.

Tem como objetivo criar soluções inovadoras de financiamento para viabilizar recursos privados para projetos com adicionalidade socioambiental e, assim, acelerar a transformação necessária. Participam do LAB entidades do governo, entre as quais diversos Ministérios e Reguladores (Banco Central, Previc, Susep, além da CVM), Associações Representativas, Bancos Públicos e Privados, B3, Bancos de Desenvolvimento e Agências de Fomento, Consultorias e Escritórios de Advocacia, Empresas, ONGs, além de representantes da academia.

SOBRE A ANBIMA A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa mais de 300 instituições de diversos segmentos. Dentre seus associados, estão bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Ao longo de sua história, a Associação construiu um modelo de atuação inovador, exercendo atividades de representação dos interesses do setor; de regulação e supervisão voluntária e privada de seus mercados; de distribuição de informações que contribuam para o crescimento sustentável dos mercados financeiro e de capitais; e de educação para profissionais de mercado, investidores e sociedade em geral. 

Mais notícias