publicações-rumo

Publicações

Notícias


Ipea e ABDI criam rede de pesquisa sobre mercado de trabalho

30 de setembro de 2012

Quais serão os profissionais mais disputados no mercado de trabalho nos próximos anos? Como garantir que a oferta de cursos de formação e qualificação profissional forme esses profissionais no tempo necessário ao ritmo do desenvolvimento do país? Para responder questões como essas e ajudar os formuladores de políticas públicas de formação, qualificação e emprego a planejarem suas ações, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançaram na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed.BNDES/Ipea), na quarta-feira, (24/10), a Rede de Pesquisa: Formação de Mercado de Trabalho. 

A rede, que não possui mecanismo formal de adesão e está aberta a novos interessados, é um grupo de colaboração entre instituições de pesquisa, governo e setor privado para investigar as necessidades de recursos humanos qualificados no Brasil no curto, médio e longo prazos. “O objetivo principal é promover o intercâmbio técnico-científico e a produção de dados e análises para o planejamento das políticas de formação e emprego, em especial no âmbito do Plano Brasil Maior”, destaca a diretora da ABDI, Maria Luisa Campos Leal.

A mesa de abertura teve a presença de Sergei Soares, chefe de Gabinete do Ipea. A rede apoiará o trabalho da coordenação sistêmica de formação e qualificação profissional do Plano Brasil Maior no enfrentamento do desafio de impulsionar a qualificação de nível técnico e superior, com particular ênfase nas engenharias. Nos dias 25 e 26, o evento continua no auditório do 16° andar do Ipea com debates, que serão transmitidos por videoconferência para a representação do Instituto no Rio de Janeiro (Av. Pres. Antônio Carlos, 51, Centro).

Fonte: Assessoria de Comunicação/Ipea

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Mais notícias