Notícias
Governo de Minas disponibiliza linhas emergenciais para micro e pequenas empresas e prefeituras em função das chuvas
29 de janeiro de 2025
Empresários e municípios com decreto de emergência ou calamidade podem acessar o crédito de forma digital via site do BDMG
O Governo de Minas disponibiliza, a partir desta quarta-feira (29/1), no site do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), as linhas de crédito emergenciais destinadas às micro e pequenas empresas e prefeituras de cidades com decreto de emergência ou calamidade em função das chuvas no estado.
O anúncio da disponibilidade do crédito foi feito pelo governador Romeu Zema durante participação virtual no evento AMM nas Macros – Rio Doce, organizado pela Associação Mineira de Municípios em Ipatinga nest terça-feira (28/1).
“O BDMG está disponibilizando estes recursos para que as pequenas empresas continuem operando normalmente, gerando emprego e renda para a população. As prefeituras também terão condição de recuperar a infraestrutura e estruturas danificadas, além de realocar moradias que estavam em áreas de risco”, disse o governador Romeu Zema.
As linhas foram criadas por determinação do Governo de Minas. Para as micro e pequenas empresas, as condições são diferenciadas, com taxas fixas de 0,9% ao mês, prazo de 36 meses e carência de seis meses para começar a pagar.
As prefeituras vão acessar os financiamentos com taxas de juros de 0,41% ou 0,49% ao mês + Selic, a depender do Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, prazo de 84 meses para pagamento e carência de 12 meses. O financiamento pode ser usado para habitação, pavimentação, reformas em edificações públicas municipais, infraestrutura e drenagem urbana, entre outros projetos.
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, ressalta que as linhas visam garantir as operações e continuidade das empresas que sofreram impactos devidos às fortes chuvas, além de apoiar as prefeituras na reconstrução da infraestrutura afetada.
Como contratar
A contratação do crédito é feita por meio do site do BDMG, de forma digital. Para as Micro e Pequenas Empresas, a simulação do financiamento é feita diretamente na plataforma com retorno no mesmo dia sobre o limite autorizado. As prefeituras também conseguem contratar o crédito de forma 100% pelo BDMG Digital.
Fonte: Ascom/BDMG
Sebrae e Prefeitura de Olinda oferecem mais de 500 vagas de capacitação gratuita com foco no Carnaval
31 de janeiro de 2025
BNDES e BID firmam convênio para investir em restauração de florestas estaduais na Amazônia
31 de janeiro de 2025
Com o Fampe, pequenos negócios tiveram acesso a mais de R$ 423 milhões em crédito no Paraná
30 de janeiro de 2025
BRDE amplia em 96% financiamentos para prefeituras gaúchas em 2024
30 de janeiro de 2025
AGN-RN tem investimento recorde de R$ 50 milhões no empreendedorismo potiguar
29 de janeiro de 2025