publicações-rumo

Publicações

Notícias


GoiásFomento participa de Fórum de Desenvolvimento Econômico

31 de outubro de 2013

O diretor Administrativo e Financeiro da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), Alair Rocha, participou do II Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. O evento foi organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Binacional/Itaipu Parque Tecnológico Itaipu, o Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Fórum dos Governos Regionais e Associações Globais de Regiões (Fogar) e Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

Esta foi a segunda edição do congresso, que acontece a cada dois anos. Desta vez, o evento contou com a participação de 52 países e aproximadamente duas mil pessoas. A cerimônia de abertura contou com a presença da ministra Gleisi Hoffmann, além dos presidentes brasileiro e paraguaio da empresa Itaipu e do presidente nacional do Sebrae, Luiz Eduardo Baretto Filho.

Para Alair Rocha, que representou a agência de fomento no congresso, o tema “Implementando o Desenvolvimento Econômico Local: as Agências de Desenvolvimento Econômico e os Escritórios de Promoção Territorial” teve estreita relação com a instituição goiana, já que discutia o papel das instituições na facilitação da promoção de estratégias de desenvolvimento. 

Segundo o diretor, a responsabilidade pelo desenvolvimento social, econômico ou cultural depende de uma intensa cumplicidade e ação conjunta de governos e população. Ele destacou a palestra da diretora executiva da Salga, uma associação autônoma de municípios da África do Sul.

“Ela enfatizou que o desenvolvimento econômico de um país ou de uma região não se restringe ao governo, mas também a uma responsável parceria entre Poder Público e sociedade civil organizada, composta de instituições cívicas voluntárias que constituem os alicerces de uma sociedade em funcionamento”, afirmou Alair.

Tópicos relacionados à sustentabilidade do planeta e à utilização moderada de recursos naturais também foram abordados no evento. Na ocasião, ainda foi exposta a importância do Sebrae na orientação e auxílio do desenvolvimento local. Para os participantes do Fórum, a instituição brasileira visa, cada vez mais, fortalecer a economia nacional. Alair Rocha ainda ressaltou a importância do evento para a GoiásFomento e para outras agências de todo o país.

Fonte: Assessoria de Comunicação / GoiásFomento

Mais notícias