Notícias

Fundo de Descarbonização é apresentado em seminário de financiamento climático promovido pela Editora Globo
27 de agosto de 2025
A menos de três meses para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), na quinta-feira (21), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) foi um dos pontos de pauta do seminário “Financiamento climático: quem paga a conta e quem recebe os recursos”, elaborado pelos veículos da Editora Globo, jornais O Globo, Valor Econômico e Rádio CBN. O evento, em São Paulo, reuniu mais de 80 convidados ao longo dos dois painéis temáticos para debater as soluções financeiras que podem auxiliar a transição energética no Brasil e no mundo.
O diretor-presidente do banco capixaba, Marcelo Saintive, apresentou como o Fundo de Descarbonização do Espírito Santo, inédito no país, vai apoiar projetos voltados à eficiência energética, geração de energia solar, produção e uso de biometano, entre outras ações que contribuam para a redução da pegada de carbono no Estado no painel “Dos bancos de desenvolvimento a soluções inovadoras do mercado”.
A programação contou com a participação de convidados relevantes para o tema, como o secretário-executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Ramalho Dubeux; a diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade, Maria Netto; a senior investment Officer do grupo bancário global International Finance Corporation (IFC), Ivy Figueroa; a presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi; a sócia da Environmental Resources Management (ERM), Tatiana Assali; e a head de Stewardship Climático da fama re.capital, Caroline Dihl Prolo.
Vale ressaltar que, embora o cenário nacional tenha iniciativas de geração de créditos de carbono, ou seja, que permitem a compensação das emissões pela compra de créditos de entidades que conseguiram reduzir ou remover mais gases do que suas metas, o Brasil não possui, necessariamente, uma medida estruturada para o financiamento verde.
O Espírito Santo, em contrapartida, anunciou, no início deste ano, um investimento de R$ 500 milhões para o Fundo de Descarbonização. Supervisionado pelo Bandes, o aporte será feito com recursos do Fundo Soberano do Espírito Santo (Funses) – criado em 2019 para assegurar a gestão responsável das receitas provenientes da exploração de petróleo e gás natural.
O banco capixaba, como um dos poucos bancos de desenvolvimento regionais do país, é peça estratégica nesse movimento e reforça o papel do Estado como referência nacional na elaboração de medidas que promovam a transição energética.
“O Estado mostra liderança ao transformar receitas do petróleo e do gás em investimento sustentável. O Fundo de Descarbonização caminha na direção inevitável de integrar a agenda climática à lógica do desenvolvimento econômico do Espírito Santo. Isso já acontece no mundo todo — e aqui não pode ser diferente. Pensar nas mudanças climáticas é pensar no nosso modelo de crescimento, de geração de renda, de futuro. Essa é uma pauta que não admite extremismos, exige seriedade, visão de longo prazo e compromisso. As mudanças climáticas já impactam a economia e nosso desafio é gerar soluções que conciliem desenvolvimento com sustentabilidade”, afirmou Saintive.
Em julho, o banco concluiu a seleção da gestora do montante, com a BTG Pactual Asset Management S/A DTVM sendo escolhida entre 11 concorrentes nacionais. A etapa final da estruturação será a due diligence, prevista para o próximo mês. “Com a gestão do fundo concluída, o Espírito Santo se consolida como exemplo para que outros bancos subnacionais integrem a sustentabilidade aos seus planos de desenvolvimento”, complementou o diretor-presidente.
Fonte: Ascom/BANDES
CAIXA destinará R$ 3,5 bilhões para recuperar áreas degradadas
26 de setembro de 2025
Badespi leva Caravana de crédito e orientação a quatro municípios do Piauí em setembro
26 de setembro de 2025
No Dia da Amazônia, BNDES lança novo edital para apoiar até 6 projetos de restauração na bacia do Rio Xingu
25 de setembro de 2025
Badespi impulsiona economia do Piauí com salto histórico na concessão de crédito em agosto e planos de expansão
25 de setembro de 2025
ABDE está com oportunidade aberta para vaga de estágio na Diretoria Executiva
25 de setembro de 2025