publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fórum nacional reforça papel estratégico do Nordeste na agenda de investimentos do Brasil

Fórum nacional reforça papel estratégico do Nordeste na agenda de investimentos do Brasil

18 de setembro de 2025

Evento realizado no Recife reúne lideranças para debater expansão da indústria, transição energética e inclusão produtiva

[18:29, 17/09/2025] Ailane 2: Com desafios históricos e alto potencial produtivo, o Nordeste está no centro da agenda nacional de desenvolvimento. Nesta quarta-feira (17), o Fórum Debate ABDE – Nordeste: Oportunidades de Investimentos e Desafios Regionais, realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) no Recife (PE), reúne lideranças do setor público, privado e instituições financeiras para defender a aceleração dos investimentos e a ampliação do crédito como motores de transformação da economia regional e de redução das desigualdades no país. O debate, que vai até o fim do dia, acontece no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE), em parceria com a Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan).

Em uma análise do contexto econômico nacional, a presidente da ABDE e diretora de Crédito Digital para Micro e Pequenas Empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a pernambucana Maria Fernanda Coelho, destacou que o evento tem como foco a necessidade de acelerar a agenda de investimentos no Brasil e também no Nordeste, especialmente no setor da indústria. “Queremos alinhar a economia brasileira às principais economias emergentes, nas quais elas operam com taxas de investimentos superiores a 20%”, detalhou, ao lembrar que, de 2009 a 2014, o Brasil atingiu esse patamar.

Para ela, a retomada dos programas governamentais de fomento, a partir de 2023, como o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Minha Casa Minha Vida, Nova Indústria Brasil (NIB), além do Plano Safra, são condições necessárias para que o investimento público e privado inicie uma trajetória de expansão.

Maria Fernanda detalhou, ainda, que o cenário econômico atual é permeado pela queda da taxa de desemprego em 5,2%, safra agrícola recorde de 350 milhões de toneladas, aprovação de recursos para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e o Plano Brasil Soberano, que entra em vigor esta semana e também disponibilizará recursos significativos.

“Destaco, em particular, o papel fundamental do sistema bancário na região Nordeste, frente às iniciativas e oportunidades que se apresentam. Inicialmente, ressalto os investimentos previstos em saneamento básico nos estados da região, que somam R\$ 100 bilhões. Esses investimentos visam ampliar o acesso à água e ao saneamento, melhorar a qualidade de vida da população e fortalecer a agenda de investimentos, aumentando a resiliência climática das cidades”, completou.

Já o superintendente do Sebrae Pernambuco, Murilo Guerra, citou que, dentro das ações voltadas para a economia, é preciso olhar para os pequenos negócios porque são eles que fazem o desenvolvimento local. “O tecido empresarial brasileiro é fundamentalmente composto de pequenas empresas, que são responsáveis por 40% dos empregos, 40% do PIB e contam com 90% dos empreendedores.”

Carla Novaes, presidente da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), reiterou que a região nordestina tem um imenso potencial produtivo que vai da indústria ao turismo, e da agricultura à tecnologia. “Nós, da AGE, temos trabalhado para sermos parceiros do empreendedorismo e desenvolvimento com o objetivo de fortalecer o acesso ao crédito nas 12 regiões de desenvolvimento”, informou.

Sócia-diretora da Ceplan, Tânia Bacelar enalteceu que a economia do Nordeste vem crescendo ligeiramente acima da média nacional. Ainda assim, o desenvolvimento da região continua sendo um desafio brasileiro, posto que detém 27% da população e apenas 15% do PIB. “Não devemos esquecer que, em meados do século passado, esse percentual era cerca da metade, mas preci…
[18:29, 17/09/2025] Ailane 2: ABDE empossa novo Conselho Consultivo durante Fórum em Recife
Corpo estratégico reúne representantes de instituições financeiras, academia e setor público para ampliar o diálogo e fortalecer o Sistema Nacional de Fomento

Durante o Fórum Debate ABDE – Nordeste: Oportunidades de Investimentos e Desafios Regionais, realizado nesta quarta-feira (17), no Recife (PE), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) promoveu a cerimônia de posse de seu novo Conselho Consultivo. Realizada na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE), em parceria com a Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), a solenidade marcou a ampliação do espaço de diálogo da instituição com a sociedade e a integração de diferentes perspectivas às decisões estratégicas do Sistema Nacional de Fomento (SNF).

A presidente da ABDE, Maria Fernanda Coelho, conduziu a entrega dos certificados aos integrantes do Conselho, que terão a missão de apoiar a diretoria na formulação de políticas, no fortalecimento da rede de fomento e na identificação de caminhos para ampliar o desenvolvimento sustentável no Brasil.

Segundo Maria Fernanda Coelho, a criação e o fortalecimento do Conselho Consultivo representam um avanço institucional para a ABDE. “Esse colegiado é uma ferramenta estratégica de diálogo que contribui para fortalecer o Sistema Nacional de Fomento e ampliar as ações de desenvolvimento no país”, afirmou.

Mais notícias