publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fórum discute avanços da inclusão financeira

31 de outubro de 2014

Nos últimos cinco anos, mais de 4,5 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) se formalizaram no país, o que reflete a importância das políticas públicas e dos mecanismos de inclusão produtiva voltados ao desenvolvimento e à geração de empregos e renda no Brasil. O desafio da inclusão financeira desses milhões de pequenos negócios é o tema do VI Fórum Banco Central Sobre Inclusão Financeira, entre os dias 17 e 19 de novembro, em Florianópolis, realizado em parceria com o Sebrae.

O encontro tem-se consolidado como um importante canal de debate e de avaliação da inclusão financeira no País e a tendência global. O Fórum também vai apresentar e discutir os avanços e desafios na promoção da inclusão financeira no Brasil, passando pela educação financeira com foco nos pequenos negócios.

“Promover a inclusão financeira é tão importante quanto a educação financeira. Ambos são fundamentais para impulsionar os pequenos negócios e dinamizar a economia para o país se desenvolver”, disse o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, ao destacar que são temas inadiáveis da agenda nacional. “Da mesma forma, as inovações em relação a instrumentos de garantia, poupança e o acesso a crédito e serviços financeiros pelos pequenos negócios”, acrescentou.

Realizado desde 2009, o Fórum reúne representantes de instituições financeiras, operadores de microfinanças, potenciais investidores, representantes do setor educacional, de organismos governamentais e multilaterais e do terceiro setor, além de estudiosos e fomentadores. Já foi espaço para o lançamento da Parceria Nacional para Inclusão Financeira (PNIF), que tem como pilares o diagnóstico de mercado, marco regulatório para inclusão e educação financeira e proteção ao consumidor destes serviços. As edições anteriores ocorreram em Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

Programação, clique aqui

Fonte:

Agência Sebrae de Notícias/ ASN

Mais notícias