Notícias

Fomento Paraná supera 1.000 operações de microcrédito com garantia de Fundo de Aval do Sebrae
25 de fevereiro de 2022
A Agência de Fomento do Estado do Paraná (Fomento Paraná) superou neste mês de fevereiro a marca de 1.000 operações de microcrédito contratadas com garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), uma parceria da instituição financeira estadual com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde julho de 2021, quando o Fampe entrou em operação na Fomento Paraná, foram liberados mais de R$ 11,6 milhões em crédito beneficiando microempreendedores individuais (MEI) e microempresas de 165 municípios paranaenses.
“Esse fundo permite aos microempreendedores que não possuem avalista, ou preferem não depender, para ter acesso ao financiamento da Fomento Paraná. É também uma forma de democratizar o acesso ao crédito e colocar recursos baratos na ponta, cumprindo a função social da instituição”, diz o diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, explica que o Fampe foi criado justamente para atender esse ponto sensível aos pequenos negócios, que é o acesso ao crédito. “Tivemos resultados potencializados graças a essa parceria com a Fomento Paraná, pois além de ampliar o acesso ao crédito, também qualificamos os empreendedores na sua gestão financeira, por meio do aval com crédito orientado”, destaca Tioqueta.
Renato Maçaneiro também celebra o impacto obtido com a operacionalização do Fampe. “Com esse fundo de aval chegamos num público que até o momento não tinha acesso ao crédito pela falta de um avalista e que precisa de recursos para continuar ou expandir um negócio e assim gerar emprego e renda”, enfatiza o diretor.
Através do Fampe, o cabeleireiro curitibano Eduardo Bittencourt, de 44 anos, conseguiu a garantia que precisava para tomar crédito na Fomento Paraná e se recuperar de uma crise provocada pela Covid-19. O profissional autônomo se contaminou e precisou ser internado, ficando quase dois meses sem poder trabalhar e gastando as reservas financeiras. Para honrar os compromissos com o espaço em que atende e o salário da funcionária que o auxilia no salão, ele precisou de um empréstimo.
“Recorri à Fomento Paraná e me ofereceram um financiamento com uma condição de juros muito boa. Em 20 anos de profissão nunca tive acesso a um valor tão expressivo e com taxas tão baixas”, elogia. Mas faltava um avalista. Eduardo estava desistindo do empréstimo, quando soube do Fampe.
Fonte: Ascom/Fomento Paraná
Cresol Raiz completa 17 anos com expansão e solidez
29 de setembro de 2025
Desenvolve SP leva soluções de crédito para o agronegócio paulista no IrrigaShow e na Agrotech Expo 2025
29 de setembro de 2025
CAIXA destinará R$ 3,5 bilhões para recuperar áreas degradadas
26 de setembro de 2025
Badespi leva Caravana de crédito e orientação a quatro municípios do Piauí em setembro
26 de setembro de 2025