Notícias
Fomento Paraná apresenta projetos para agência francesa
31 de maio de 2012
O diretor geral da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Don Zerah, esteve na sede da Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná), na quinta-feira (21/06), para conhecer os programas e linhas de crédito do governo do estado. A intenção da instituição francesa é enviar um grupo de trabalho para o Paraná para analisar uma futura parceria entre as duas instituições financeiras a partir de recursos para investimentos no setor público.
Don Zerah e dois outros diretores da AFD foram recebidos pelo presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, por diretores, assessores e consultores da instituição paranaense além de secretários do estado e do município de Curitiba. O objetivo da visita a Curitiba foi a inspeção de obras no município já financiadas pela AFD e uma prospecção de novas parcerias e possibilidades de investimentos com o atual governo.
Para Don Zerah, diretor geral da AFD, a agência francesa tem muito interesse em formar uma parceria com a Fomento Paraná e disponibilizar novos recursos para o estado. “Visitamos projetos públicos em Curitiba nas áreas de mobilidade urbana e revitalização do espaço público. Acreditamos que podemos investir mais recursos no estado do Paraná. Estamos muito interessados nessa parceria com o governo do estado”, destacou Zerah.
A Fomento Paraná coordenou esse primeiro encontro com a instituição europeia e proporcionou a aproximação da AFD com o governo do Paraná. Para o secretário estadual de Planejamento, Cássio Taniguchi, que na ocasião representou o governador do estado, Beto Richa, destacou a importância da Fomento Paraná no processo de angariar recursos para novos investimentos e financiamentos e consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população do estado. “Esperamos que, em breve, a AFD seja mais uma parceira da Fomento Paraná que tem um papel determinante de alavancar recursos para novos investimentos no estado”, ressaltou Taniguchi.
A Agência Francesa de Desenvolvimento é uma instituição de cooperação financeira do governo francês, que atua desde 1941 em diversos países e nos territórios ultramarinos franceses. A instituição é uma agência bilateral em que as diretrizes são determinadas pelo governo francês no âmbito da relação global entre a França e o Brasil. De acordo com o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho, “o governo do estado está trabalhando para captar novos recursos para investimentos e a Fomento Paraná está trabalhando nesse sentido”, afirmou. “Atualmente, trabalhamos com alta liquidez e baixo endividamento, portanto, com grande capacidade de captação de novos recursos. Estamos em expansão das atividades para captar mais recursos externos e aumentar a capacidade de investimentos ”, ressaltou Juraci Barbosa.
Parceria – O presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, deve encaminhar em breve um relatório de atividades, as posições das carteiras da Fomento Paraná e um balanço patrimonial para que a AFD faça um diagnóstico da instituição. Em contrapartida, a Agência Francesa de Desenvolvimento, enviará uma missão à Fomento Paraná para analisar as possibilidades de uma possível abertura de uma negociação de investimentos.
Regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento é concluída e bancos pretendem emitir título ainda este ano
22 de novembro de 2024
Desembolsos do BNDES para Amazônia Legal superam R$ 10 bi de jan a set/2024, 83% a mais que 2022
22 de novembro de 2024
ABDE promove 47º Enacon
21 de novembro de 2024
Agência Standard & Poors eleva nota de risco do BDMG para “B+” na escala global e para “brA+” na nacional
21 de novembro de 2024
Badesul destinou R$ 585,5 milhões para recuperação econômica do Rio Grande do Sul em 2024
21 de novembro de 2024