publicações-rumo

Publicações

Notícias


Finep promove debate sobre economia circular

28 de fevereiro de 2017

A economia circular surgiu há décadas, mas as discussões sobre a sua implementação são recentes, particularmente no Brasil. Para ampliar esse debate, a Finep realiza, na próxima terça-feira (14/3), evento em sua sede, no Rio de Janeiro, que contará com a participação do diretor de Inovação I da empresa, Márcio Girão, além de especialistas no tema, como Aldo Ometto, professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), e Luísa Santiago, líder do programa CE100 Brasil – Ellen MacArthur Foundation. O evento é aberto ao público, sendo o número de participantes limitado à lotação do auditório, de 100 lugares. É necessário se inscrever por meio do e-mail eramin2@finep.gov.br .

O evento também vai detalhar a chamada pública conjunta do ERA-MIN 2, lançada pela Finep no fim de janeiro, com valor total de aproximadamente 15 milhões de euros – a Finep disponibilizará 750 mil de euros nesta ação. Na ocasião, Dina Carrilho, coordenadora de projetos europeus na Fundação de Ciência e Tecnologia, vai explicar os detalhes do edital, que se concentra na área de matérias-primas minerais e suas fontes secundárias, com enfoque na economia circular. Os projetos podem ser enviados até 5 de maio de 2017.

Conceitos – A economia circular é uma economia industrial orientada para uma maior produtividade dos recursos reduzindo desperdícios e impactos ambientais ao longo de todo ciclo de vida de um produto. Trata-se de um modelo restaurativo que busca manter o valor dos produtos, componentes e materiais no qual o conceito de consumo dá lugar ao de utilização.

A ERA-MIN 2 é uma rede de organizações públicas de financiamento a pesquisa, desenvolvimento e inovação que tem como objetivo principal coordenar os programas sobre matérias-primas para financiar projetos transnacionais em pesquisa e desenvolvimento. A ERA-MIN 2 é um instrumento ERA-NET Cofund, financiado pela Comissão Europeia durante 5 anos, no âmbito do Desafio Societal 5 do programa comunitário Horizonte 2020. O consórcio reúne mais de vinte organizações de 17 países e duas regiões.

Mais notícias