Notícias
Finep financia unidade de biotecnologia em Itapira
31 de julho de 2013
Foi inaugurada na última terça-feira (13/8) a nova planta de Biotecnologia, Farmoquímica e Citostática do laboratório Cristália, em Itapira (SP), com a presença da presidenta Dilma Rousseff. A fábrica faz parte do complexo industrial da indústria farmacêutica e produzirá medicamentos de última geração, voltados principalmente para o tratamento do câncer. O presidente da Finep, Glauco Arbix, participou do evento, junto com os ministros Marco Antonio Raupp, da Ciência, Tecnologia e Inovação; Alexandre Padilha, da Saúde; e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; entre outras autoridades. O empreendimento conta com financiamento da Finep e do BNDES.
Em seu pronunciamento, durante a cerimônia, a presidenta Dilma afirmou que o governo quer ampliar parcerias com empresas nacionais e internacionais que aceitem o desafio de produzir no Brasil. “Essa é uma escolha política e estratégica. Estamos usando o poder de compra do Estado brasileiro para estimular a indústria nacional, um dos maiores compradores de medicamentos”.
O Cristália tem hoje 31 parcerias com o Ministério da Saúde e com os laboratórios públicos. Dilma lembrou, também, que fortalecimento de política oncológica é um compromisso de seu governo. “Lançamos em 2011 programas para ampliar o enfrentamento do câncer de mama e colo do útero. E a partir do ano que vem, vamos vacinar as meninas de 10 e 11 anos contra o HPV”, disse.
A presidenta ainda salientou a importância da Finep e do BNDES nesse desafio. “A Finep e o BNDES também participam desse esforço de forma estratégica. A Finep, por meio da subvenção à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação. A Finep assegura que a pesquisa no Brasil pode, vai e deve se desenvolver. O Ministério da Saúde vem com isso aumentar a capacidade de distribuir medicamentos à população, tanto de uso contínuo, como para diabetes e asma, até retrovirais e oncológicos”, afirmou.
Cristália – O Cristália é uma empresa totalmente brasileira e tem se destacado por investir maciçamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, o que já resultou em diversas patentes registradas, e um feito único no Brasil: a primeira molécula inédita obtida por uma farmacêutica brasileira. Ela é usada no Helleva, medicamento para tratamento da disfunção erétil.
A empresa foi vencedora do Prêmio Finep de Inovação em 2007, na categoria Grande Empresa. Desde 2002, a FINEP já financiou cerca de R$ 48 milhões em 14 projetos do Cristália.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Finep
Badesul negocia recursos internacionais com Banco Asiático para recuperação e sustentabilidade no RS
29 de novembro de 2024
BB lança o fundo garantidor FGO no crédito rural em apoio ao Rio Grande do Sul
29 de novembro de 2024
Sicredi discute financiamento de baixo carbono na COP 29 no Azerbaijão
28 de novembro de 2024
Cresol participa de painel sobre finanças sustentáveis na COP 29
28 de novembro de 2024
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024