Notícias
Finep apoia projeto “Seminários Brasileiros”
30 de setembro de 2012
Mais de 40 milhões de brasileiros ingressaram no mercado consumidor nos últimos sete anos. Com a nova configuração, a classe média representa hoje 103 milhões de pessoas. O fenômeno de mobilidade social em curso no País é terreno fértil para o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores. É para discutir esses desafios e compartilhar cases de sucesso nacionais e internacionais que a revista Brasileiros e sua divisão Seminários Brasileiros, em parceria com a consultoria de inteligência para a base da pirâmide Plano CDE, promovem o seminário “Inovação: Novas Forças do Mercado Brasileiro”. A Finep é uma das apoiadoras e participará do painel “Projetos Inovadores para ganhar mercado e atender às necessidades da base da pirâmide”. O chefe de Gabinete da financiadora, Rodrigo Fonseca, será um dos debatedores. O evento, com entrada gratuita, acontece na próxima sexta-feira (26/10), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, das 8h45 às 16h.
O propósito do seminário é mostrar e discutir exemplos criativos e sustentáveis de soluções para atender às necessidades dos novos consumidores. Entre os palestrantes confirmados no evento estão o gerente de Oportunidades para a Maioria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Ros, responsável por 40 projetos de inclusão financeira e social em 18 países da América Latina, e o especialista em microfinanças Kabir Kumar, ligado ao Banco Mundial e responsável por aplicar ferramentas tecnológicas à inclusão bancária.
O presidente do Banco Gerador, Paulo Dalla Nora, irá contar sua experiência na concessão de microempréstimos a partir de parcerias com donos de mercadinhos de bairros. Além de serem tomadores de crédito, os pequenos empresários oferecem informações sobre bons clientes, que pagam as contas em dia, mas ainda não possuem conta bancária. Com o apoio do BID, o Banco Gerador fomenta negócios que possam melhorar as condições de vida de populações de baixa renda.
Além das palestras dos especialistas, haverá painéis na parte da manhã e da tarde em que se discutirão cases inovadores, que mostram como é possível atender às necessidades dos consumidores de baixa renda em larga escala. Coca-Cola, Eletropaulo e SERASA são algumas das empresas que irão apresentar modelos bem-sucedidos de inclusão.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Finep
BNDES bate recorde de aprovações para a inovação com R$ 11,1 bilhões
26 de novembro de 2024
ABDE alerta para os riscos do PL 4395/2024 ao mercado de crédito e à segurança do FGC
26 de novembro de 2024
Regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento é concluída e bancos pretendem emitir título ainda este ano
22 de novembro de 2024
Desembolsos do BNDES para Amazônia Legal superam R$ 10 bi de jan a set/2024, 83% a mais que 2022
22 de novembro de 2024
ABDE promove 47º Enacon
21 de novembro de 2024