Notícias
Finep apoia estudo pioneiro no mundo sobre mutações no gene mTOR causadoras de doenças como epilepsia
30 de outubro de 2024
A Finep vai apoiar estudo pioneiro no Brasil e no mundo sobre mutações no gene mTOR, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças do cérebro como epilepsia, cânceres, e outras que acarretam o atraso do neurodesenvolvimento. Também potencialmente aplicável ao autismo.
O presidente da Finep, Celso Pansera, e o reitor da PUC-RS, Evilásio Teixeira, assinaram na quinta-feira, 24/10, na reitoria da Universidade, convênio no valor de R$ 46,6 milhões, de recursos não-reembolsáveis do FNDCT, para apoio ao projeto intitulado Plataforma Alvo-Específica para Edição Gênica em Neurônios com mutação no Gene mTOR de portadores de Epilepsia e Deficiência no Neurodesenvolvimento. O projeto tem como executora a União Brasileira de Educação e Assistência-PUC-RS.
O estudo será coordenado pelo médico neurologista, professor da PUC-RS e diretor do Instituto do Cérebro, Jaderson Costa da Costa.
A pesquisa tem como base o gene mTOR, cuja via de sinalização (processos bioquímicos que permitem que as células respondam a estímulos externos, como hormônios e neurotransmissores), regula o crescimento celular, a síntese de proteínas e outras funções, como metabolismo, sobrevivência, envelhecimento e memória.
O objetivo é compreender como e por que a mutação do mTOR ocorre, para num futuro próximo encontrar tratamentos visando a prevenção ou mesmo a reversão dessa intercorrência.
Serão cerca de 35 pesquisadores utilizando a plataforma composta por diversos laboratórios e equipamentos específicos para, a partir da coleta de amostras de sangue ou pele de pacientes portadores da mutação, chegar a uma célula tronco e, após um processo de indução, a neurônios e ao genoma modificado.
A meta da equipe de pesquisadores é, ao encontrar o tratamento, torná-lo acessível à população pelo SUS – Sistema Unificado de Saúde.
O projeto Plataforma Alvo-Específica para Edição Gênica em Neurônios com Mutação no Gene mTOR de Portadores de Epilepsia e Deficiência no Neurodesenvolvimento foi aprovado no âmbito na Linha 2 do Edital Finep Mais Inovação Brasil Saúde – ICTs, uma parceria da Finep com MDIC, MS, BNDES e Anvisa.
O objetivo da chamada foi o de apoiar pesquisa, desenvolvimento e inovação em projetos que envolvam risco tecnológico e que contribuam para ampliar o acesso da população à saúde.
A linha 2 é dedicada a Terapias Avançadas: desenvolvimento de plataformas tecnológicas que gerem produtos estratégicos para o SUS.
Fonte: Ascom/Finep
Bandes participa do Horasis Global Meeting em Vitória, com foco no debate de soluções sustentáveis para o futuro
30 de outubro de 2024
Sicredi reforça apoio ao agronegócio feminino no 9º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio
29 de outubro de 2024
AGN movimenta oferta de crédito para empreendedores na Festa do Boi
29 de outubro de 2024