publicações-rumo

Publicações

Notícias


Evento internacional debate microcrédito na América Latina

31 de dezembro de 2015

A gerente de Estudos Econômicos da ABDE, Fernanda Feil, participou como palestrante de um seminário internacional sobre microfinanças na América Latina, promovido pela Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), com apoio do Foro Nacional Internacional. O evento aconteceu em Lima, no Peru, nos dias 16 e 17 de dezembro, e reuniu grandes especialistas no tema de diferentes partes do mundo.

O encontro foi coordenado pelo economista croata Milford Bateman, que havia participado de seminário promovido pela ABDE sobre a experiência do microcrédito no contexto brasileiro e convidou a Associação para falar sobre o tema aos participantes do encontro. “O grande diferencial do microcrédito no Brasil é que ele está associado a uma política pública mais ampla, de inclusão financeira e social”, explicou Fernanda Feil, que enfatizou que a política de microcrédito no Brasil é capitaneada pelos bancos públicos, especialmente os federais. Na maior parte dos casos em outras regiões do mundo, o protagonismo dessa ação é de entidades privadas, como bancos de investimento.

As discussões no seminário giraram em torno do sobre-endividamento das famílias que optam por essa modalidade de crédito, e de sua efetividade e eficiência para o desenvolvimento dos países. Os presentes discutiram sobre a necessidade de uma política mais integrada com ações de inclusão financeira e sobre possíveis caminhos para o desenvolvimento dos países pobres da América Latina, com uma visão crítica sobre a inserção do microcrédito nesses contextos.

Na ocasião, a gerente da ABDE também realizou uma reunião com o secretário-executivo da Associação Latino-americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), Eduardo Vasquez, e com o economista chefe da organização, Romy Calderon.

Mais notícias