Notícias
Estudantes de ensino médio vivenciam rotina do Bandes
31 de julho de 2012
Alunos do Instituto Federal de Educação Tecnológico (Ifes), unidade Vitória, participaram do “Projeto Empresários Sombra”, acompanhando o dia a dia de alguns gerentes do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Durante a visita, os estudantes puderam vivenciar o ambiente de uma instituição de fomento, e tiveram a oportunidade de aprender os procedimentos.
O projeto, que é uma iniciativa da Associação Junior Achievement, consiste no acompanhamento, pelos alunos do Ifes, da rotina de gestores do banco para que os estudantes possam se familiarizar com o ambiente institucional, acompanhado as atividades dos colaboradores.
O coordenador do núcleo de Recuperação de Crédito do Bandes, Rafael Andreão, comenta como foi bom mostrar à aluna que o acompanhou, como é a rotina de um banco de fomento. “Eles tinham uma imagem diferente do Bandes, e é importante mostrar como realmente funciona um banco de fomento. O interesse dos estudantes é surpreendente, a que me acompanhou prestava atenção em tudo e comentava sobre o atendimento”, afirma.
Segundo a estudante Natanny Pignaton, participar do projeto foi enriquecedor. “Achei muito legal conhecer os procedimentos de um banco diferente dos convencionais. Tive a oportunidade de aprender algumas noções do ambiente de trabalho de uma instituição de fomento, e mudei minha ideia em relação ao atendimento com os clientes”, declara.
Para a gerente de Inovação do Bandes, Vanessa Vaillant, a participação do banco como voluntário do projeto é mais uma forma de divulgar os produtos da instituição. “Fizemos uma programação especial para os alunos. Além de conhecer a rotina do trabalho, eles aprenderam um pouco sobre a história da economia capixaba com palestras sobre: planejamento estratégico, empreendedorismo, potencialidades do Espírito Santo e empregabilidade”, comenta.
Desde 2008, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), é sócio-mantenedor dos projetos desenvolvidos pela Associação. Neste período, colaboradores da instituição atuam como orientadores de alunos da rede pública de ensino voluntariamente. Essa atuação também é vantajosa para o Bandes, pois contribuiu para desenvolver a cultura do voluntariado em seus colaboradores.
Empreendedorismo – A Junior Achievement é a maior e a mais antiga organização de educação prática em economia e negócios. Atualmente, mais de 100 países aplicam seus programas, que beneficia sete milhões de jovens ao ano. A associação atua para incentivar os jovens a adotar responsabilidade pelos próprios destinos, determinação de objetivos, realistas e ambiciosos, atuação na busca das metas, coragem para correr riscos, perseverança e confiança.
Os objetivos principais da Associação são estimular o desenvolvimento pessoal, despertar o espírito empreendedor nos jovens em idade escolar, proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios e facilitar o acesso ao mercado de trabalho. Além disso, a associação oferece programas de educação econômica e prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas e voluntários da classe empresarial.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Bandes
BNDES bate recorde de aprovações para a inovação com R$ 11,1 bilhões
26 de novembro de 2024
ABDE alerta para os riscos do PL 4395/2024 ao mercado de crédito e à segurança do FGC
26 de novembro de 2024
Regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento é concluída e bancos pretendem emitir título ainda este ano
22 de novembro de 2024
Desembolsos do BNDES para Amazônia Legal superam R$ 10 bi de jan a set/2024, 83% a mais que 2022
22 de novembro de 2024
ABDE promove 47º Enacon
21 de novembro de 2024