publicações-rumo

Publicações

Notícias


Encontro Sebrae 2014 aponta oportunidades de negócios

30 de novembro de 2012

Um total de 2.541 empresas do estado do Rio de Janeiro já foram atendidas pelo programa Sebrae2014, que tem o objetivo de disseminar conhecimento, oferecer serviços e estimular o intercâmbio de experiências e relações comerciais para aproveitar as oportunidades de negócio geradas pelo mundial. Nesta sexta-feira (7), mais de 150 empresários participaram do Encontro Sebrae 2014 de Negócios – Oportunidades e Finanças, na capital. O evento, no auditório da Bolsa de Valores, encerrou o ciclo de debates e rodadas de negócio promovidos nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014.

Estudo do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) identificou 929 oportunidades para as micro e pequenas empresas das 12 capitais da Copa, em dez setores específicos. “As empresas precisam estar preparadas para aproveitar essas oportunidades e ampliar investimentos sem comprometer o caixa”, alertou o diretor-técnico do Sebrae no Rio de Janeiro, Evandro Peçanha.  “Uma boa gestão de estoque e de caixa reduz a necessidade de buscar capital de terceiros”, acrescentou.

Para esclarecer dúvidas dos empresários e apresentar soluções de crédito e financiamentos, o evento reuniu representantes de seis instituições financeiras: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Estadual de Fomento (AgeRio) e Banco do Nordeste, que oferece o programa VivaCred. Foram apresentadas as facilidades do cartão BNDES, que libera até R$ 5 milhões, com prestações de 3 a 48 meses, a juros de 0,98% ao mês. “Às vezes, a gente fica desesperado e acaba recorrendo ao dinheiro da família, de amigos, sem saber que podemos ter acesso a programas específicos e com vantagens de prazo e juros”, ressaltou Ana Cláudia Siqueira, proprietária da Maná Artigos Católicos.

A empresária já buscou capacitação e consultoria do Sebrae, mas com foco em outro grande evento internacional. Em junho de 2013, o Rio de Janeiro receberá cerca de quatro milhões de turistas religiosos durante a Jornada Mundial da Juventude. “Participar desses encontros nos mantêm em contato com futuros parceiros e fornecedores”, atestou Ana Cláudia, que pretende acertar parceria com agências de viagem para aliar suas vendas a roteiros de turismo religioso durante o encontro de jovens católicos

Após o talk show, mediado pela jornalista Mara Luquet, os empresários participaram de rodada de negócios com 14 empresas âncoras, de médio e grande porte, interessadas em comprar produtos ou serviços. “Estou animado com a possibilidade de fechar parceria com a Light ou a L’Oréal, que já demonstraram interesse em curso específico”, relatou Rodrigo Amaral, proprietário da Business Language. “Estamos desenvolvendo vários produtos de ensino de idiomas, com vocabulário direcionado ao mundo coorporativo, e o Sebrae tem papel fundamental nessa aproximação com grandes grupos empresariais”.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

Mais notícias