Notícias
Encontro de Economia Baiana começa nesta quinta-feira
31 de agosto de 2012
Sob a temática “Indústria e Desenvolvimento: Desafios e Tendências”, acontece nesta quinta-feira (20/09), a oitava edição do Encontro de Economia Baiana. O evento, que termina amanhã (21/09), é uma realização da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e do curso de Mestrado em Economia da Universidade Federal da Bahia.
Com abrangência nas áreas de Economia, Administração e Ciências Contábeis, o encontro contará com a participação de pesquisadores, professores de graduação, pós-graduação, doutorado e profissionais de áreas afins, assim como, de instituições públicas e privadas. A participação de universidades federais e estaduais do país por meio da incidência significativa dos artigos, a cada ano, vem confirmando a credibilidade e a consolidação do encontro no cenário nacional. Para esta edição foram selecionados 42 trabalhos, sendo que 12 são de pesquisadores baianos.
A programação completa pode ser acessada na página oficial do evento na internet: www.eeb.ufba.br.
“O encontro tem se tornado um evento reconhecido nacionalmente, por isso temos recebido submissões de artigos de instituições de diversas regiões do País” conta a professora da Ufba, Gilca Andrade, que completa: “Eu vejo o EEB como uma possibilidade de se debater com qualidade cada vez maior, com diversos autores de diversas linhas do pensamento, sobre as temáticas propostas”
A temática desta edição fora decidida em consenso pela Comissão Organizadora do evento, que entende a importância de discussão da temática para o desenvolvimento do estado. “Esse é um tema de debate pertinente ao estado, tendo em vista a existência de um parque tradicional como é o Polo Petroquímico e a espacialização da economia baiana em commodities concentrada no oeste”, explica o professor da Universidade Federal da Bahia, Lívio Andrade, membro da Comissão Organizadora do evento.
O diretor Geral da SEI, Geraldo Reis, justifica a importância da discussão salientando o papel do setor industrial na composição do PIB baiano, principalmente pelo papel que representou para o crescimento econômico da Bahia. “Ao mesmo tempo, o tema propõe uma reflexão sobre o posicionamento da indústria baiana frente aos desafios da atualidade”, completa Reis.
A partir desta edição, o evento contará com uma quarta mesa (área temática), específica para temática do evento e que, por conseguinte, será modificada a cada ano. Andrade explica que esta foi uma decisão tomada pela Comissão tendo em vista a quantidade de artigos recebidos em edições anteriores que tratavam especificamente do tema. São áreas temáticas do evento: Economia Baiana, Economia Regional, Financiamento do Desenvolvimento e Industrialização e Desenvolvimento. Dentro delas, serão apresentados trabalhos de pesquisadores da UFPB, UFF, UFRN, UFV, UFU, entre outros.
Durante o VIII EEB também serão lançadas a nova edição da Revista Desenbahia e a Bahia Análise e Dados – Indústria no Brasil e na Bahia: Desafios e Tendências. As inscrições para o evento estão abertas até 10 de setembro e devem ser feitas através do site oficial do evento.
Fonte: Assessoria de comunicação/Desenbahia
BNDES bate recorde de aprovações para a inovação com R$ 11,1 bilhões
26 de novembro de 2024
ABDE alerta para os riscos do PL 4395/2024 ao mercado de crédito e à segurança do FGC
26 de novembro de 2024
Regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento é concluída e bancos pretendem emitir título ainda este ano
22 de novembro de 2024
Desembolsos do BNDES para Amazônia Legal superam R$ 10 bi de jan a set/2024, 83% a mais que 2022
22 de novembro de 2024
ABDE promove 47º Enacon
21 de novembro de 2024