Notícias

Empresas capixabas intensificam busca por crédito para descarbonização
28 de abril de 2025
O interesse das empresas capixabas por práticas sustentáveis está em alta. Uma pesquisa realizada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e pelo Observatório Findes apontou que 80% das empresas capixabas demonstram grande interesse em adotar medidas de descarbonização. O levantamento revela ainda que 90% das companhias já têm maturidade nos temas de eficiência energética e resíduos sólidos.
A pesquisa teve como objetivo mapear o nível de conhecimento e o apetite do setor produtivo por soluções sustentáveis. O estudo está alinhado ao Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e servirá de base para a criação de linhas de financiamento pelo Bandes.
Segundo o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive, o banco tem papel estratégico para transformar diretrizes ambientais em ações concretas. “A descarbonização é um tema que veio para ficar e esse compromisso precisa ser convertido em investimentos concretos. É neste ponto que o Bandes exerce seu papel determinante. Como instrumento financeiro do Governo do Estado, sobretudo sob a liderança do governador Renato Casagrande, que é um líder nacional na temática, o banco atua para transformar diretrizes de sustentabilidade em projetos viáveis, proporcionando as condições necessárias para que as empresas capixabas avancem nesta agenda”, pontua.
“O desenvolvimento sustentável exige planejamento e acesso a recursos. Nesse sentido, o Bandes está se adiantando para impulsionar esse movimento, com vistas a garantir que o Espírito Santo alcance os objetivos de descarbonização com solidez econômica e protagonismo perante ao cenário nacional”, afirma Saintive. O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Baraona, também ressalta a importância da pesquisa. “A partir desse levantamento será possível, de forma conjunta entre a iniciativa privada e o poder público, identificar oportunidades e gerar potenciais parcerias que estejam alinhadas às estratégias de diversificação da matriz energética e descarbonização no Estado. A indústria tem cada vez mais liderado essa agenda e a Findes é uma grande entusiasta e estimuladora do desenvolvimento de tecnologias e inovações que contribuam para tornar os negócios mais eficientes, produtivos e sustentáveis”, ressalta.
Os dados da pesquisa reforçam uma tendência global: a transição para uma economia de baixo carbono. No Espírito Santo, esse movimento ganha força com a destinação de R$ 500 milhões para projetos de transição energética e descarbonização, recursos oriundos do Fundo Soberano do Estado, que utiliza royalties do petróleo e gás para fomentar a diversificação econômica, já anunciados pelo Governo do Estado.
A descarbonização envolve a adoção de tecnologias limpas, substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis e melhorias na eficiência energética — medidas especialmente relevantes para o setor industrial, que responde por grande parte do consumo energético estadual.
Para a diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi, os resultados da pesquisa indicam um novo momento para a economia capixaba. “A transição para uma economia de baixo carbono já é uma realidade inadiável, e os resultados desta sondagem, conduzida em parceria com a Findes, oferecem um panorama importante sobre o posicionamento das empresas capixabas diante dessa urgência. No Bandes, temos o compromisso de fomentar iniciativas sustentáveis e estruturar soluções financeiras alinhadas às demandas do setor produtivo, garantindo que a descarbonização aconteça de forma competitiva e viável técnica e financeiramente”, destaca.
Além dos ganhos ambientais, a adoção de práticas sustentáveis representa vantagem competitiva para as empresas. O estudo aponta que 56% das companhias já têm investimentos previstos em descarbonização, demonstrando um compromisso crescente com a agenda verde.
A pesquisa completa pode ser conferida aqui.
Fonte: Ascom/BANDES
Sicredi capta US$ 35 milhões para financiamentos a linhas de crédito e atividades sustentáveis
28 de abril de 2025
AGE recebe presidente do ITEPE para debater futuras parcerias
25 de abril de 2025
Banco do Nordeste inaugura agência em Inhapim (MG)
25 de abril de 2025