Notícias
Empreendedorismo feminino é impulsionado pela Desenvolve SP com foco na inclusão
5 de dezembro de 2024
Em um esforço para fortalecer o empreendedorismo feminino no Estado de São Paulo, a Desenvolve SP já liberou inúmeros financiamentos destinados exclusivamente a projetos liderados por mulheres por meio das linhas Desenvolve Mulher e Desenvolve Mulher Sustentável. Isso demonstra o compromisso da agência de fomento com a inclusão financeira e a valorização da mulher como agente transformador na economia.
A importância do empreendedorismo da mulher negra
No Brasil, 58% dos negócios liderados por mulheres são de mulheres negras, segundo o Sebrae, reforçando sua força no mercado mesmo em um contexto de desigualdades históricas. Dentro desse grupo, as mulheres negras se destacam em setores como a indústria da beleza e alimentação.
De acordo com um estudo da IPEA, o empreendedorismo feminino negro contribui substancialmente para a geração de empregos nas comunidades onde operam, criando uma rede de suporte econômico e social.
Apesar de representarem uma força crescente, as mulheres, especialmente as negras, enfrentam dificuldades no acesso a financiamento. Dados do Banco Mundial apontam que, em média, mulheres em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, têm mais dificuldade em obter empréstimos em comparação com outros países desenvolvidos.
História de sucesso
No Estado de São Paulo, um caso de sucesso do empreendedorismo feminino negro é o da Elisana Novais, proprietária da D’Ellis Terapias, a primeira escola técnica de Massoterapia do Alto Tietê que conta com 20 opções de cursos e 30 tipos de atendimentos terapêuticos oferecidos, todos os dias.
Atuando desde 2017 em Arujá, interior de São Paulo, a empresária emprega 13 funcionários e conta com mais de 60 alunos matriculados. “Conheci a Desenvolve SP numa rodada de negócios do Sebrae”, relatou Elisana Novais.
O financiamento da proprietária foi destinado para a infraestrutura e compra de produtos, além da aquisição do laser terapêutico. Trata-se de uma máquina utilizada para acupuntura a laser. Essas máquinas utilizam feixes de lazer para estimular pontos específicos do corpo, de forma semelhante à acupuntura tradicional, mas sem a necessidade de agulhas.
“Através da Desenvolve SP estudamos um plano de negócio para crescer e investir em infraestrutura”, afirmou a empresária. Com o empréstimo Elisana ampliou seu faturamento em R$ 45 mil por mês e economizou em matéria-prima para os procedimentos de acupuntura, auxiliando no desenvolvimento sustentável.
Quer saber mais sobre como obter crédito para os projetos de sua empresa? Acesse www.desenvolvesp.com.br e descubra as melhores opções de financiamento para crescer com responsabilidade. Faça já uma simulação clicando aqui.
A Desenvolve SP é a agência de fomento do governo do Estado de São Paulo e está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Fonte: Ascom/DESENVOLVE SP
BRB TEM LUCRO LÍQUIDO RECORRENTE DE 180 MILHÕES
20 de dezembro de 2024
BRDE formaliza adesão ao Programa de Parcerias de Investimentos
20 de dezembro de 2024
Presidente da Badespi apresenta avanços no empreendedorismo do Piauí em reunião com o governador Rafael Fonteles
19 de dezembro de 2024
BB passa a contratar operações de Pronaf B também com recursos do FCO no Centro-Oeste
19 de dezembro de 2024
Badesul participa do encerramento do programa Invest Match
18 de dezembro de 2024