publicações-rumo

Publicações

Notícias


Diretorias do BNDES e da ABDE debatem o fortalecimento do SNF

31 de janeiro de 2016

O presidente do BNDES e da Assembleia da ABDE, Luciano Coutinho, participou, nesta quinta-feira (25/02), da apresentação das novas instalações do escritório operacional da Associação no Rio de Janeiro. Junto com a Diretoria da ABDE e o secretário-executivo da Associação, Marco Antonio A. de Araujo Lima, o presidente Luciano Coutinho visitou as salas e destacou o relevante trabalho que vem sendo realizado pela organização. “Primeiro, gostaria de parabenizar a diretoria da ABDE. É sempre importante esse sentimento de renovação, de avanço, para a qualidade do trabalho. Um ambiente renovado é sempre algo que agrega ao clima positivo. Teremos um período de grandes desafios pela frente”. 

Na ocasião, o presidente da ABDE, Milton Luiz de Melo Santos, ressaltou a importância de fortalecer o diálogo da Associação com o BNDES: “Temos uma expectativa muito grande de estreitar o relacionamento com o BNDES, dessa forma vamos ajudar os estados a recuperar sua capacidade de desenvolver e investir”. 
Participaram do evento de abertura das novas instalações o vice-presidente da ABDE e presidente do BDMG, Marco Crocco; a presidente do Badesul, Susana Kakuta; a diretora da mesma instituição, Jeanette Lontra; o presidente da GoiásFomento, Humberto Tannús; o diretor de Negócios da Desenbahia, Francisco Miranda; o presidente da AgeRio, Domingos Vargas; o superintendente da Caixa, Antonio Gil Silveira; e o gerente do Rio de Janeiro do BNB, Guido Carneiro.  
Logo após o evento no escritório-operacional, os presidentes da ABDE e do BNDES, acompanhados de suas diretorias, participaram de uma reunião conjunta para discussão dos pontos de interlocução entre o banco e a Associação, com base no Planejamento Estratégico do Sistema Nacional de Fomento. Após uma apresentação de Milton Luiz de Melo Santos, o presidente do BNDES destacou que a “agenda da ABDE é altamente complementar à do banco. Ela é bem-vinda e estamos abertos a discuti-la”. Dentre os diretores do BNDES presentes estavam o vice-presidente Wagner Bittencourt, Maurício Borges, Roberto Zurli,  Sérgio Foldes, Fernando Marques, João Carlos Ferraz, e também os superintendentes Cláudio Leal e Márcio Bernardo Spata, o chefe de Gabinete da Presidência, Sergio Gusmão, os assessores da Presidência Paulo Barcellos e Helena Lastres.
Para Wagner Bittencourt, o desafio é pensar em como promover o desenvolvimento de forma integrada, de estabelecer uma agenda de visão local. “As agências e bancos de fomento são uma rede de agentes de desenvolvimento local que poderiam ser o farol do banco, poderiam ser os olhos do BNDES nessa questão. Essa é uma agenda prioritaríssima”. 
Ao final, Luciano Coutinho resumiu o encontro e o momento atual. “Vamos instituir um grupo de trabalho. Crise é uma oportunidade. Iremos buscar as oportunidades. Quanto mais consistente é a agenda, mais forte ela fica.”, afirmou.
Mais notícias