Notícias
Diretor de Desenvolvimento e Negócios da Desenbahia concede entrevista para rádio Sociedade Urgente
13 de dezembro de 2024
O diretor de Desenvolvimento e Negócios da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Agenor Matinelli, concedeu, na quinta-feira (05), entrevista para a rádio Sociedade Urgente. Durante conversa com o apresentador Adelson Carvalho, o dirigente falou sobre a atuação da instituição de fomento e sobre o papel dela para o desenvolvimento sustentável regional.
A nova fase de crescimento vivida pela Bahia a partir dos anos 90 passou a demandar do governo uma ação mais direcionada, com ênfase especial em projetos estruturantes que pudessem dotar o estado das condições necessárias para a expansão sustentada de sua economia.
Foi para atender a essa nova realidade, ajudando a impulsionar o crescimento econômico e identificando as demandas locais que nasceu a Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia.
“A Desenbahia não é um banco, muita gente acha que é um banco, a gente não é um banco comercial. É uma agência de fomento, criada por lei, pelo próprio governo federal, os estados passaram a ter direito a uma única agência de fomento para atender o seu estado, o nosso limite de atuação é a Bahia, a gente não pode atuar em nenhum outro estado.” esclarece Agenor Martinelli.
Instalada oficialmente em 17 de setembro de 2001, a instituição tem se mantido atenta aos grandes projetos que possam contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do estado.
Mas o seu foco está fortemente dirigido ao financiamento das micro, pequenas e médias empresas, e ao microcrédito.
“Obviamente que a gente precisa ter o lucro para sobreviver, mas não o nosso objetivo principal, nosso objetivo é a gente conseguir expandir o crédito, interiorizar o crédito, atender as pequenas, micro, médias e grandes empresas e fazer com o que os municípios fiquem mais pujantes, sua economia melhore e a gente consiga gerar emprego, esse é o objetivo principal, é exatamente a geração de emprego.” detalha o diretor.
Objetivos tão desafiadores exigiam uma sintonia fina com os agentes econômicos locais e regionais, única forma de detectar problemas e buscar soluções de forma ágil e adequada, o que dificilmente costuma ser conseguido por instrumentos de política macroeconômica. Agenor conta que a Desenbahia atua em 8 pontos do estado, dando suporte às cidades vizinhas para conseguir abranger e fomentar a geração de emprego.
“No interior do estado nós temos 8 gerentes regionais, a Desenbahia divide o estado em 8 regiões, cada gerente que fica em uma ele assume ‘x’ municípios.” conta o diretor de desenvolvimento.
Fonte: Ascom/ Desenbahia
BRB TEM LUCRO LÍQUIDO RECORRENTE DE 180 MILHÕES
20 de dezembro de 2024
BRDE formaliza adesão ao Programa de Parcerias de Investimentos
20 de dezembro de 2024
Presidente da Badespi apresenta avanços no empreendedorismo do Piauí em reunião com o governador Rafael Fonteles
19 de dezembro de 2024
BB passa a contratar operações de Pronaf B também com recursos do FCO no Centro-Oeste
19 de dezembro de 2024
Badesul participa do encerramento do programa Invest Match
18 de dezembro de 2024