publicações-rumo

Publicações

Notícias


Dilma entrega o Prêmio Finep de Inovação 2012

30 de novembro de 2012

“A Finep representa o avanço do Brasil. Graças ao seu esforço em expandir a inovação, vemos o País crescer. Este Prêmio deixa claro um movimento que impulsiona a inovação e celebra alguns dos melhores resultados práticos dos pesquisadores, cientistas e empreendedores”. Com este discurso, a presidenta Dilma Rousseff entregou o Prêmio Finep aos grandes inovadores brasileiros de 2012 na última quarta-feira (19/12). Ouça aqui o áudio. Além dos troféus, os ganhadores receberão valores em dinheiro, no total de cerca de R$ 9 milhões. A cerimônia teve a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e do presidente da Finep, Glauco Arbix, entre outras autoridades. 

Pela primeira vez, a Região Norte teve quatro vencedores. “Pouco antes da cerimônia, disse ao ministro Raupp que o Norte “bombou”. É bom ver que os inovadores estão em todo o Brasil”, afirmou Dilma, que destacou ainda que o País possui empresas com potencial internacional. “Inovar faz parte de um processo em que um povo absorve esse grande desafio, que é saber o valor do conhecimento e o aplica a todas as esferas, sem preconceito.”, frisou.

De acordo com a presidenta, a Brasil terá um crescimento “sistemático e sustentável” nos próximos anos e voltou a defender investimentos em educação, ciência e tecnologia para aumentar a produtividade da economia nacional. Dilma disse ainda que, com o aumento da competitividade e a redução dos gargalos de infraestrutura, o país deverá dar um salto de crescimento. 

Os vencedores nas nove categorias foram os seguintes: Amazon Dreams – Micro/Pequena Empresa; Iacit Soluções Tecnológicas – Média Empresa; Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – Tecnologia Social; Inatel Competence Center – ICT; Inovação Sustentável – Braskem; Pentop do Brasl – Tecnologia Assistiva; Embraer (1º lugar), Natura (2º lugar) e Weg (3º lugar) – Grande Empresa; Marco Aurélio Corrêa Machado – Inventor Inovador (categoria especial). 

A categoria Inovar Fundos foi dividida em três subcategorias: Equipe (vencedor: CRP VII Fundo de Investimento em Participação), Governança (vencedor: CRP VI Venture Mútuo de Investimento em Empresas Emergentes) e Operação (vencedor: FIPAC – Fundo de Participações e Consolidação FMIEE). Houve, ainda, uma categoria especial: Jovem Inovador. O paraense Miguel das Marcês dos Santos foi o vencedor.

Este ano, foram 588 projetos inscritos no Prêmio FINEP, um aumento de 56% em relação a 2011. “A inovação já é uma realidade no Brasil”, destacou Glauco Arbix, que fez um balanço das contratações da FINEP em 2012. “Metade dos contratos feitos pela Agência Brasileira da Inovação este ano foram com empresas que ainda não eram nossas clientes. As companhias inovadoras já sabem que podem contar conosco”.

Arbix destacou que há um grande programa interministerial voltado à inovação sendo construído e lembrou ainda que o orçamento da FINEP cresceu sete vezes em dois anos. “Se falarmos de contratação na área de crédito, em 2012, aumentamos 60% com relação a 2010, e 40% quando comparamos com 2011”, enumerou.

Glauco disse também que enxerga três promissores cenários para o Brasil trilhar nos próximos anos. “Podemos ser celeiro de alimentos, potência energética e player global ambiental. Elevar a produtividade e investir em inovação são as únicas maneiras de caminharmos para uma economia mais dinâmica”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Finep

Mais notícias