Notícias
Desenvolve ganha representação em fórum nacional
31 de maio de 2012
O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) ganhou mais uma força do estado de Alagoas. Agora, a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) fará parte das discussões a cerca do Comitê de Investimentos e Financiamentos do grupo, que busca fortalecer os pequenos negócios no Brasil.
Na última semana, o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, e o diretor de Desenvolvimento e Projetos, Fábio Leão, participaram da 15ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das MPEs, em Brasília, onde foi incentivada a participação efetiva das lideranças brasileiras e suas respectivas entidades nas discussões apresentadas pelos comitês temáticos.
O diretor do departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas da Secretaria de Comércio e de Serviços (SCS) do MDIC, Sérgio Nunes de Souza, iniciou os trabalhos destacando a importância da participação de todas as entidades. “O fórum apresenta um amplo trabalho de planejamento estratégico com relação às ações, mas para que tenhamos sucesso no trabalho é importante à contribuição efetiva de todos”, disse.
Na ocasião, o executivo da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), Robert Binder, apresentou propostas para fomentar investimento voltado para a fase inicial e de estruturação de um negócio inovador. Segundo Binder, é preciso facilitar a estruturação de fundos de investimentos, reduzir seus custos e aumentar a capacitação na área.
O diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, destacou a importância do Fórum Permanente como instrumento de apoio às micro e pequenas empresas e empreendedores individuais. “Esperamos que o Fórum Nacional, assim como o Estadual, trabalhe mais voltado para o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios, fomentando o crescimento da economia brasileira”, enfatizou.
As ações do Fórum Nacional que contemplam as ações da Desenvolve, são: Padronização dos documentos para análise de crédito para as MPEs; Fomentar um mercado de valores mobiliários para as MPEs; Propor mecanismos para o crédito coletivo – Aval Solidário para as MPEs; Regulamentar a cédula de crédito microempresarial e fomentar a criação de instrumento de apoio financeiro as Compras Governamentais; Fomentar o ambiente de garantias para as MPEs.
Durante a apresentação das futuras ações, o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, fez uma intervenção propondo que as agências de fomento possam ser uma ferramenta para desburocratizar o acesso ao crédito às novas empresas.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Desenvolve
Regulamentação da Letra de Crédito de Desenvolvimento é concluída e bancos pretendem emitir título ainda este ano
22 de novembro de 2024
Desembolsos do BNDES para Amazônia Legal superam R$ 10 bi de jan a set/2024, 83% a mais que 2022
22 de novembro de 2024
ABDE promove 47º Enacon
21 de novembro de 2024
Agência Standard & Poors eleva nota de risco do BDMG para “B+” na escala global e para “brA+” na nacional
21 de novembro de 2024
Badesul destinou R$ 585,5 milhões para recuperação econômica do Rio Grande do Sul em 2024
21 de novembro de 2024