publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenvolve e BB debatem prevenção à lavagem de dinheiro

31 de outubro de 2012

Prevenir e combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo foi o objetivo de um seminário realizado pela Agência de Fomento de Alagoas ( Desenvolve ), na última sexta-feira (9/11). O evento, que foi conduzido em parceria com o Banco do Brasil, contou com a participação de todos os colaboradores da instituição financeira alagoana.

Os participantes puderam debater assuntos como: conceitos de lavagem de dinheiro; exemplos de tipologias; os setores mais visados; e as formas que estão sendo utilizadas para combater este tipo do crime, no Brasil e no Mundo.

Segundo o gerente de Negócios Pessoa Física do Banco do Brasil em Alagoas, Fabiano de Castro, que realizou a palestra, é por meio da lavagem de dinheiro que recursos provenientes de crimes como corrupção, sequestro, tráfico de drogas e de armas são movimentados na economia local. “Combater estes crimes faz parte de um dos objetivos de todas as instituições financeiras”, disse.

Para Fabiano Castro é fundamental que uma instituição financeira debata o assunto e se torne consciente do seu papel frente ao combate desses crimes. “Essas instituições compõem um dos setores mais visados pelas organizações criminosas para realização de operações de lavagem de dinheiro. Tratar o assunto, principalmente da forma em que a Desenvolve está fazendo, é fundamental no combate aos criminosos”, destacou.

Intercâmbio – Com um sistema de prevenção contra a lavagem de dinheiro reconhecido em todo o país, o Banco do Brasil vem combatendo a prática criminosa, principalmente conhecendo o seu cliente. Por este motivo, a Desenvolve realizou o seminário em parceria com o banco, visando uma troca simultânea de conhecimentos.

De acordo com o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, a ocasião foi oportuna para conhecer o exemplar modelo de prevenção, o que vai fazer com que a Agência de Fomento de Alagoas trabalhe melhor em prol do combate à lavagem de dinheiro. “Buscar boas práticas é fundamental no processo de instalação de qualquer sistema, ainda mais quando se trata de prevenção à criminalidade. Reconhecemos o importante trabalho desenvolvido no Banco do Brasil e, por isso, vamos manter parceria neste processo”, destacou.

Quintiliano aproveitou o momento para destacar a importância da Desenvolve trabalhar em parceria com o Banco do Brasil, nesta e nas futuras ações das instituições. “As duas empresas têm o mesmo objetivo, que é trabalhar com investimentos e financiamentos para o desenvolvimento do povo e do estado de Alagoas”, afirmou.

Para o superintendente do Banco do Brasil em Alagoas, Eduardo Sant’Anna, a iniciativa da Desenvolve deve servir de exemplo para as demais instituições financeiras. “Estou realmente emocionado com esta ação. Colocar todos os colaboradores de uma instituição em um auditório para tratar de um assunto delicado como este é fundamental para o sistema de combate à criminalidade. Este é o verdadeiro papel de uma instituição financeira, que lida com o segundo recurso mais valioso do mundo: conscientizar todos em prol do bem comum”, declarou.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Desenvolve

Imagem: Victor Brasil

Mais notícias