publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenvolve debate PRSA com colaboradores

28 de fevereiro de 2015

A Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) é um documento que estabelece princípios e diretrizes para o desenvolvimento e implementação de políticas e práticas sustentáveis. Pensando nisso, a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) promoveu uma reunião de alinhamento com seus colaboradores, na manhã desta quinta-feira (26/3), ratificando sua missão, visão, valores e código de ética que reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do estado.

Na ocasião, foram apresentados os princípios e as diretrizes que nortearão a postura a ser adotada pela agência de fomento na definição de sua política e plano de ação para aplacar a ocorrência de perdas decorrentes de danos socioambientais. Segundo Antonio Pinaud, presidente da Desenvolve, “as diretrizes de responsabilidade social e ambiental, em conjunto com outros instrumentos, orientam a atuação da organização na promoção da sustentabilidade”. Ele se refere às atuações estratégica e operacional, as partes interessadas e seus impactos sobre a sociedade e o meio ambiente.

A política e o plano de ação devem estar alinhados com os princípios de relevância e proporcionalidade, de acordo com a natureza e a complexidade das atividades, operações, produtos e serviços oferecidos pela agência.

Para dar corpo à iniciativa, foram definidos grupos de trabalho, com a participação das áreas de risco, crédito, compliance, recursos humanos, comunicação e aquisições com o intuito de estimular o envolvimento dos clientes da Desenvolve. Para tanto, levou-se em consideração as rotinas e procedimentos, avaliação prévia dos potenciais impactos socioambientais e os devidos registros de perdas, além do gerenciamento para adequação das práticas de acordo com as mudanças legais e de mercado.

A PRSA foi estabelecida através da Resolução nº 4327, de 25 de abril de 2014, que dispõe sobre as diretrizes que devem ser observadas no estabelecimento e na implementação da Política de Responsabilidade Socioambiental pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Fonte: Ascom/Desenvolve

Mais notícias