Notícias
Desenvolve debate melhorias nas feiras livres de Maceió
30 de abril de 2013
A Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) participou, na segunda-feira (06/05) do Seminário para debater os Programas de Modernização de Feiras Livres e Mercados de Maceió. O evento, promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), em parceira com o Sebrae Alagoas, irá acontecer durante esta semana, com o objetivo de traçar um perfil das principais feiras e mercados da capital.
A apresentação do consultor do Sebrae, Alberto Muricy, mostrou os principais problemas enfrentados pelas feiras e mercados da cidade. “É necessário criar uma cultura de empreendedor nos feirantes. Para isso, é preciso entender que os locais devem ser bem estruturados, com eliminação de problemas da saúde pública, legalização do serviço e criação de estatutos, entre outras melhorias”, completou.
O diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, afirmou que a agência está à disposição do município, para colaborar na qualificação destes centros. “A agência atualmente coordena um plano de ação no Programa de Apoio às feiras livres do Estado. Elaboramos um diagnóstico com o objetivo de contribuir com políticas públicas voltadas para o apoio a empreendedores deste setor”, ressaltou.
O diagnóstico foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, visando catalogar todas as feiras de Maceió. O resultado foi publicado no livro As Feiras Livres de Maceió – Perfil Socioeconômico.
“Foi graças a este estudo preliminar que já estamos traçando ações de organização e valorização destes ambientes de comércio, visando fortalecer o setor produtivo e diversificar a economia da capital. Atualmente estamos trabalhando com a perspectiva de qualificação das feiras do Graciliano Ramos, Jatiúca e Tabuleiro”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão.
O seminário segue com oficinas durante a semana. Cada dia, o grupo técnico irá tratar sobre uma feira específica, com o objetivo de realizar um diagnóstico. “Traçaremos os pontos fortes e fracos de cada centro, bem como avaliaremos a gestão, condições estruturais e sanitárias, treinamentos aos feirantes, entre outros pontos”, afirmou Alberto Muricy.
Sicredi discute financiamento de baixo carbono na COP 29 no Azerbaijão
28 de novembro de 2024
Cresol participa de painel sobre finanças sustentáveis na COP 29
28 de novembro de 2024
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024
BRDE no Paraná firma primeiro contrato com recursos de Letras de Crédito do Agronegócio
27 de novembro de 2024