Notícias
Desenvolve apresenta linha de crédito para laticínio
31 de agosto de 2013
Dando continuidade às atividades da parceria entre a Agência de Fomento do Estado de Alagoas (Desenvolve) e a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), empresários alagoanos estiveram reunidos, na última quarta-feira (18/09), com representantes das duas instituições para conhecer as especificidades da linha de crédito que vai atender às demandas dos laticínios inseridos no Programa do Leite.
Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, com essa ação a instituição está reforçando o seu trabalho voltado para o fortalecimento e estruturação das cadeias produtivas do estado. “Este é um dos principais objetivos da Desenvolve que, através do grande incentivo do Governo de Alagoas, por meio do secretário Luiz Otavio Gomes, vem ganhando mais força e aumentando o seu leque de serviços”, destacou.
Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, com a formalização desta nova linha de crédito, o estado está dando um pontapé inicial no processo de reestruturação da bacia leiteira de Alagoas. “Esta ação da Desenvolve vai agregar valor à cooperativa, uma vez que está abrindo caminho e solucionando um dos grandes gargalos, que é o acesso ao crédito”, destacou.
Crédito rotativo – A nova linha de crédito da Desenvolve vai beneficiar 12 pequenos laticínios ligados à CPLA e inseridos no Programa do Leite. Os interessados poderão solicitar um financiamento na instituição de até R$ 170 mil com taxa de 1,6% ao mês e prazo para pagamento de 45 dias.
“Esta linha é de crédito rápido, pois a operação é de liquidação baixa, visando a criação de um fundo rotativo que vai beneficiar os investimentos nos laticínios entre os pagamentos do programa do leite”, explicou Fábio Leão.
Para o empresário Everaldo Alves, do laticínio Easa, em Major Isidoro, esta linha de crédito apareceu em uma boa hora. “Estaremos proporcionando um aumento da produção, o que vai beneficiar a melhoria do atendimento das demandas. Além de que, financeiramente, é uma vantagem muito grande para os nossos negócios, que estarão recebendo investimentos de fácil acesso e com poucos juros”, enfatizou.
De acordo com o diretor de Operações da Desenvolve, Maurício Cominotti, a linha de crédito da Agência de Fomento de Alagoas tem na facilidade de acesso o grande diferencial. “Além disso, nossas operações são todas acompanhadas, o que vem garantindo o desenvolvimento sustentável dos nossos clientes”, esclareceu.
Programa do Leite – O Programa do Leite em Alagoas ajuda atualmente 80 mil famílias que vivem em situação de insegurança alimentar, doando um litro de leite diariamente a cada uma delas.
Além do caráter assistencial, a iniciativa ainda garante estabilidade à renda e maior formalização da agricultura familiar ao comprar o leite dos pequenos produtores, os quais se organizam em associações e cooperativas na busca por assistência técnica e melhor qualidade do produto. No caso da CPLA, são quase 3.000 produtores beneficiados e com seu leite valorizado no mercado.
Em Alagoas, a CPLA é uma das principais entidades intermediadoras do acesso do pequeno produtor às políticas públicas do Programa do Leite, gerido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).
Paralelamente a esta ação, a Desenvolve e a CPLA formalizaram também outra linha de crédito que está voltada para o financiamento de pequenos pecuaristas.
Desta vez, serão beneficiados mais de dois mil produtores de todo o estado alagoano. O limite de retirada é de até R$ 15 mil com uma taxa de juros de 1% ao mês e pagamento em até 24 vezes.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Desenvolve
Badesul negocia recursos internacionais com Banco Asiático para recuperação e sustentabilidade no RS
29 de novembro de 2024
BB lança o fundo garantidor FGO no crédito rural em apoio ao Rio Grande do Sul
29 de novembro de 2024
Sicredi discute financiamento de baixo carbono na COP 29 no Azerbaijão
28 de novembro de 2024
Cresol participa de painel sobre finanças sustentáveis na COP 29
28 de novembro de 2024
ABDE participa da 14ª edição do Encontro Nacional de Indústria
27 de novembro de 2024